19/07/2014

Programa HPH

Começamos o programa “Humanos, perfeitamente humanos!” com a música A Lógica da Criação (Oswaldo Montenegro), que canta a dúvida e o amor de um servo de Deus: “E a mim que sou tão descuidado, não resta mais nada a fazer, apenas dizer que não entendo Meu Deus como eu amo você”.
Conversei sobre o documentário É tempo de viver sem medo, com Eduardo Galeano. Destacando o tema da Utopia: “Me pergunto a cada dia, para que servia a utopia? Se é que a utopia servia para alguma coisa... vejam bem, a utopia está no horizonte e se está no horizonte eu nunca vou alcançá-la, porque, se caminho dez passos a utopia vai se distanciar dez passos e se caminho vinte passos, a utopia se coloca vinte passos mais além ou seja que eu sei que jamais, nunca , vou alcançá-la, para que serve? Para isso, para caminhar”.
No Bloco de Pais para Pais, com a minha mãe, conversamos sobre conversamos sobre diferenças de filhos, da cultura e a arte na nossa vida. Ver no antigo a semente de criar o novo. Nasci ligada as artes (artesanato e as artes). Nos bingos leva telas em branco e desenhava. Sempre estive ligada a arte e a política. Falamos sobre as diversas culturas que existem nas famílias.  Escrevia nas porteiras das fazendas aos quatro anos. Todas as bênçãos de Deus estão disfarçadas, por isso devemos aproveitar cada momento. Celebre a vida e  cada momento, faça deste dia o melhor dia da sua vida.
Encerramos o bloco celebramos a gratidão pela vida com a música Promised Land (Elvis Presley), nessa música ele canta o retorno a terra prometida, após viajar o mundo de sonhos.
Já no terceiro bloco do programa tocamos a música Solidões (Oswaldo Montenegro), na qual é cantada o distanciamento das pessoas e coisas. Na sequência conversei sobre as solidões, que tem haver com as interações e a necessidade do outro.
Encerramos o programa com o texto Das vantagens de ser bobo, texto de Clarice Lispector narrado por Aracy Balabanian: “A vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e portanto estar tranqüilo. É quase impossível evitar excesso de amor que o bobo provoca. É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo”.
Você pode ouvir o Programa HPH de hoje clicando aqui.

Após 17.343 dias de vida: Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Até sábado que vem...

Um comentário:

  1. Bom...."A logica da Criação", o segredo e a magia de viver....a solidão...Para mim esse programa foi todinho do Eu ao Nós....Vc acabou por não dizer a quem ou a que se referia a homenagem do programa mas...o importante é nunca esquecermos de ser...bobos..não é?!."rs"...Grande abraço !!!

    ResponderExcluir