25/06/2011

A verdadeira riqueza

O que não tem preço é o amor e não o dinheiro! - essa foi a mensagem que nos enviou um garoto depois de ter participado de uma mostra dos Valores Humanos.
Este painel quer demonstrar aos garotos que a real riqueza não é material, mas a que é proveniente dos valores que temos dentro de nós e que aparecem no sorriso.
Ele é básico diante das situações da vida mesmo que sejam boas ou dêem a impressão de serem ruins.
O sorriso é um dom humano, os animais não sorriem. Quem estiver consciente dos valores que possui e que eles significam a sua riqueza interna, não ficará abalado pelas dificuldades e fracassos materiais, porque saberá aceitar qualquer dificuldade com o coração livre.
Verdadeiramente pobre é aquele que está sempre acabrunhado, inseguro, apesar de possuir grandes riquezas materiais, mas não usa nem deixa crescer suas virtudes e os seus valores.
Tanto a riqueza como a pobreza são fenômenos muito mais relacionados aos valores éticos do que aos materiais.
Há, nos dias de hoje, certos ditos cínicos que dizem: "Melhor ser rico e sadio do que pobre e doente!" Aquele que criou esse dito parece não ter analisado a relação entre saúde, riqueza e pobreza material; sem esse conhecimento essa frase mostra não ter nenhum sentido.
Esses extremos, riqueza ou pobreza, não serão doenças perigosas se não produzirem a cobiça, avareza, avidez, inveja, etc., todas elas doenças do coração humano, que provocam graves problemas mentais e físicos.
Podemos ser ricos e também ter doenças graves se não possuirmos uma bela riqueza interior ou pobres e cheios de saúde proveniente das qualidades internas que nos permitirão enfrentar e superar os momentos duros e com isso sermos felizes.
O rico do desenho parece que esqueceu que sorrir não custa nada, mas por ser tão avarento vivia preocupado com medo de perder sua riqueza. Porém, o homem simples ao final o fez sorrir.
O sorriso é a alma do mundo, assim como a aurora observada do alto de uma montanha: espanta as trevas, descobre de repente a beleza que estava oculta e permite sentirmos a alegria de viver.
Lembre-se: AQUELE QUE ESTÁ SATISFEITO COM O QUE TEM, NUNCA SERÁ POBRE, E AQUELE QUE ESTÁ SEMPRE INSATISFEITO, JAMAIS SERÁ RICO.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo,), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário