18/06/2011

O sol e as nuvens

Quem pega um avião num dia nublado, já viu que quando ele ultrapassa as nuvens, descobre o mesmo sol resplandecente que estava escondido atrás delas. Quando estávamos no chão, tínhamos a impressão de que ele havia deixado de existir. No entanto, ele sempre esteve em sua posição, somente que os seus raios estavam encobertos pela espessa camada de nuvens. A nossa natureza também se parece com isso.
Alguns dizem que é impossível sermos assim, uma vez que à nossa volta a maioria das pessoas não sorri, mas chora e sofre.
Todavia, isso não quer dizer que a natureza humana seja só tristeza!
Por trás das nuvens da vida, fazemos muitas caretas, porque somos ignorantes e possuímos uma paciência limitada, não sabemos esperar que as nuvens passem. O vento do tempo levará para longe essas nuvens e nós tornaremos a sorrir.
Se quisermos a prova de que a natureza humana é fundamentada na alegria e não na tristeza, é só ver o que acontece quando nos encontramos com um garoto que chora. Chegamos perto dele e indagamos querendo dar-lhe consolo, por que razão está chorando.
Mas se, ao contrário, encontramos um garoto que está rindo, paramos para perguntar porque ele está rindo? Ele irá estranhar, não é mesmo? Dessa forma fica esclarecido que a última situação é normal para todos nós, não desperta nenhum sentimento nem de curiosidade, nem de solidariedade, ao passo que na circunstância em que o garoto chora há lógica em nossa atenção.
Um sábio disse uma vez: "Por que chorar? Para tudo há uma solução... e se não existe, de que servirá chorar?". E a vida é uma alternância de fatos alegres e tristes, assim como o sol que aparece e some num dia nublado, e nesse período de nuvens devemos ter paciência e esperar que o vento venha e traga de volta o bom tempo.
Não há um sofrimento insuperável. Precisamos ter certeza disso: temos força para superar todos os sofrimentos que nos são dados porque após um limite de dor, o ser humano perde os sentidos.
Lembre-se: A HUMANIDADE POSSUI UM GRANDE MESTRE: O SOL.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

2 comentários:

  1. Ulisses eu sou a Walkiria amiga do Vagner(Radio) eu disse a ele que assim que tiver forças rs eu dou uma ligada pra vc, parabens pelo seu blog, eu ameiii que vc possa sempre estar levando essa mensagem para quem precisa!!!! Abraço bons momentos!!!
    Estou como seguidora ai no cantinho :)

    ResponderExcluir
  2. Cara
    Walkiria

    Agradeço a atenção e sei que no momento oportuno você entrará em contato.
    Continue nesta jornada, cuide-se...
    Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!
    ups/22.06.2011

    ResponderExcluir