04/06/2011

Do eu ao nós.

A ilustração reflete bem as duas condições: "EU" e "NÓS", ou seja, do indivíduo e da coletividade. O isolamento, escuridão e tristeza do garoto incluído no círculo mostram a aridez da pessoa que está isolada e que vive só para si mesma, sem a convivência com o resto do mundo. Por outro lado, temos a harmonia que se manifesta na pessoa que é alegre, feliz, como demonstrado pelo círculo da convivência.
Isso nos permite anunciar que a vida demonstra que não passa realmente de uma viagem que da fase da individualidade e do egoísmo, pode nos conduzir à convivência com o nosso próximo, amá-los, compreendê-los e, finalmente, nos vermos neles.
O mistério da vida é quando ela nos revela que nós não somos outra coisa senão o nosso próximo refletido em nós mesmos, na forma de: "ama o teu próximo como a ti mesmo!" Vejam o garoto da primeira ilustração: ele demonstra não ter sido informado que para nos expandirmos não podemos dizer "EU, EU, EU...", não podemos esquecer os outros.
Assim ele criou ao seu redor o vazio. Está sentado numa rocha que representa o seu árido coração, isolado, longe das luzes da vida que brilham ao fundo.
Não está conseguindo mais falar com ninguém. Está no escuro e os instantes difíceis da sua vida surgiram bem na hora que está precisando dos outros. Mas ficou tarde demais!
Está com medo, com frio, a água o isola de todo mundo, e de quem é a culpa? Não devemos nos colocar nunca em tais situações, devemos pensar sempre que o amor é uma jóia que se multiplica quando é oferecida aos outros e que diminui se fica escondida conosco.
Lembre-se: AME AO SEU PRÓXIMO COMO A SI MESMO.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário