21/05/2011

Uma viagem em direção ao amor

O valor humano do amor é equivalente à generosidade, ou o amor pelo próximo. Esse amor é uma qualidade humana, mas para que ele se manifeste é preciso que o coração fique limpo das características negativas da antipatia, do orgulho, da teimosia, da ira e da preguiça.
Para isso é preciso valorizar nossas tendências positivas como a simpatia, a sagacidade, a simplicidade, a vontade e a atividade. Viver é a permanente luta contra nossas negatividades e a vitória sobre elas representa a pureza do coração e a descoberta da verdade. Olhando para o desenho veremos que existem três instrumentos que estão antes da barreira e dos quais posso dispor para iniciar o caminho que nos orienta até a montanha.
Temos de abrir o cadeado de ferro da antipatia com a chave de ouro da simpatia.
Como é isso na prática?
Sempre que nos deparamos com uma pessoa antipática, devemos procurar nela as suas qualidades positivas. É assim que levantaremos a barreira que está nos obstruindo o caminho e, pois, poder chegar até essa pessoa. E logo no início nos deparamos com uma vala na qual corre um riacho com água gelada.
Com a escada da vontade vamos conseguir. A vala e a água simbolizam o orgulho e a teimosia.
Seguindo o caminho, não vou reto, mas entro na estrada à direita que me leva de volta ao fosso da minha teimosia e orgulho.
Em nossa vida aparecem milhões de ocasiões para ficarmos irados, mas existem apenas duas razões que provocam isso: um desejo insatisfeito e o orgulho ferido. Quando conseguimos escapar da vala, deparamo-nos com um muro de tijolos. Esse muro quer dizer preguiça, que somente será vencida pelo martelo da atividade permanente, da coragem e da persistência.
Depois que derrubamos o muro já estaremos chegando perto da montanha que representa o que temos de mais elevado no coração humano e de seu ponto mais alto, será gratificante compreender que o sol do amor nunca se põe.
A aurora e o pôr-de-sol são ilusões, porque o sol que parece nascer pela manhã e deitar-se à noite, são provocados pela rotação da Terra; na realidade, ele está sempre no seu lugar e não dorme nunca. Assim sendo, uma pessoa "elevada" vai compreender que o sol do amor nunca se põe. Porém é certo que isso tudo é muito mais fácil falar do que fazer.
Que prova temos de que o sol do amor nunca desaparece de uma pessoa? Vamos responder à seguinte pergunta: "Da hora em que nascemos até à nossa morte, em qualquer momento da nossa vida, mesmo o homem pior que possa existir no mundo, ama pelo menos uma pessoa. Quem é?" "Ele mesmo!" Este é o sol que nunca desaparece, que não se põe, mas que muitas vezes fazemos desaparecer para os outros!
Será que é válido nos justificarmos dizendo que é porque não nos amamos? Não! Por que então? Pela tendência de nos identificar com o falso "eu", quer dizer, o "eu" que pensa que é o próprio corpo, a própria mente e a inteligência; esses são os fatores que nos afastam dos outros. Mas o amor pelo "eu" real cria a união porque ele existe em cada pessoa, assim como o sol que se reflete em milhares de poças.
Uns jovens nos colocaram a seguinte questão: "Como é possível aplicar esse pensamento com relação aos que se suicidam?"
Verdadeiramente, o suicídio não entra em contradição com essa teoria, muito pelo contrário reforça-a. A pessoa que se mata tem um amor tão cgoístico por si própria, pelo seu falso "eu", que não pensa naqueles que está deixando.
O suicídio representa o extremo do amor pelo próprio corpo, por querer fugir das dificuldades, medo pela incerteza do seu futuro e assim sacrificando o presente no altar do egoísmo. A raiz do suicídio está plantada num absurdo amor pelo corpo. Sem essa falsa identificação, por que se matar pelo medo do futuro, quando sabemos que o "eu" verdadeiro é eterno?
Lembre-se: O CORAÇÃO DESCONHECE RAZÃO E TEMPO.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário