28/05/2011

Os componentes do amor

O amor é um poder espiritual que é nutrido por um complexo de virtudes encontradas no ser humano que, se forem colocadas em prática, resultam no respeito pelos outros e também se refletem em forma de auxílio pelos mais pobres, sofredores e indefesos.
Agir pelo amor e por amor, quer dizer verdadeiramente, a moralidade essencial por toda espécie de interrelacionamento social. Através desse desejo entendemos que o amor é algo para se guardar junto de si mesmo, mas também é aquilo com que podemos ajudar os outros, sendo que no primeiro exemplo diminui o valor e no segundo cresce.
As virtudes da qual o amor é composto, existem em cada um de nós. Colocá-lo em ação provocará o crescimento da energia que temos e que se chama amor, harmonizando a vida individual com a coletiva. A felicidade é inata naquele que sabe amar. A tolerância por sua vez é uma expressão do amor que está dentro de nós e que nos impulsiona a reagir de maneira sábia e inteligente diante de circunstâncias que de outra maneira poderiam causar um desastre.
A amizade é a mais pura expressão do amor. Quem acha um amigo encontrou uma jóia rara e ele estará sempre presente na necessidade. A gentileza existe permanentemente naqueles que estão com o coração repleto de amor por si e pelos outros. A sinceridade habita o coração dos que sabem que existe essa lei: a verdade sempre virá à tona!
O perdão é o sentimento que aparece quando amamos o nosso próximo e o respeitamos com toda a sinceridade.
Amar quer dizer dar e perdoar, egoísmo é receber e esquecer. A compaixão é um sentimento muito elevado que sentimos quando estamos diante de pessoas que por razões que desconhecemos sofrem e então temos um desejo enorme de diminuir essa dor.
A generosidade só pertence àqueles que têm um nobre espírito. Uma tal generosidade de sentimentos que nos impulsiona a ajudar os que são muito fracos e menos dotados do que nós.
E finalmente há o altruísmo, que é o clímax de todos os ingredientes do amor. E isto significa amar sem querer nada em troca, apenas porque o amor é o reflexo da nossa verdadeira natureza. Estas são as virtudes que podem nos deixar imbatíveis em qualquer batalha da vida. Todo ser humano possui esses valores e se você colocá-los em prática, certamente se tornará um exemplo para a humanidade.
Lembre-se: AMOR NÃO É AMOR SE NÃO SE APRESENTAR AMOROSO.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário