27/05/2011

12 Conceitos de EA

Primeiro Conceito
Viemos a EA para aprender a viver uma nova maneira de vida através do Programa de Doze Passos de Emocionais Anônimos, o qual consiste em: Doze Passos, Doze Tradições, Conceitos, Oração da Serenidade, Lemas, os Só por Hoje, Literatura do EA, reuniões semanais, contatos telefônicos e pessoais, e prática do Programa um dia de cada vez. Não viemos por outra pessoa. Viemos para ajudar a nós mesmos e para compartilhar nossas experiências, força e esperança com outras pessoas.

Segundo Conceito
Só falamos com conhecimento de causa sobre nossas próprias histórias, como tratamos vier o Programa, como o Programa funciona para nós, e o que EA tem feito por nós. Nenhum de nós fala e nome da Irmandade de Emocionais Anônimos.

Terceiro Conceito
Respeitamos o anonimato – não fazemos perguntas. Procuramos manter uma atmosfera de amor e aceitação. Não importa quem você seja ou o que tenha feito. Você é bem vindo.

Quarto Conceito
Não julgamos, não criticamos, não matemos discussões. Não damos conselhos pessoais ou familiares.

Quinto Conceito
EA não é um muro de lamentações, onde continuamente repisamos nossas infelicidades. EA é um meio de aprendermos a nos livrar dessas infelicidades. Parte da nossa serenidade decorre de nos tornarmos capazes de viver em paz com problemas não resolvidos.

Sexto Conceito
Jamais discutimos religião, política, assuntos nacionais ou internacionais, ou outras crenças ou sistemas quaisquer. EA não dá opinião sobre assuntos alheios à irmandade.

Sétimo Conceito
EMOCIONAIS ANÔNIMOS é um programa espiritual, não um programa religioso. Não patrocinamos nenhum sistema específico de crenças.

Oitavo Conceito
Os Passos sugerem a crença num Poder Superior a nós mesmos, “Deus como nós O entendemos”. Ele pode ser o amor humano, uma força para o bem, o próprio grupo, a natureza, o universo, o Deus tradicional (a Divindade), ou qualquer entidade que um membro escolha como seu Poder Superior.

Nono Conceito
Usamos o Programa – não o analisamos. A compreensão vem com a experiência. A cada dia aplicamos alguma parte do programa as nossas vidas pessoais.

Décimo Conceito
Descobrimos não ser proveitoso usarmos rótulos, de qualquer grau, para a doença ou para a saúde. Nossos sintomas podem ser diferentes, porem nossas emoções básicas são iguais ou semelhantes. Descobrimos que nossas dificuldades e/ou doenças não são raras.

Décimo Primeiro Conceito
Cada pessoa tem direito a sua própria opinião, podendo expressá-la nas nossas reuniões, respeitando os preceitos de EA. Somos todos iguais, nenhum é mais importante do que o outro.

Décimo Segundo Conceito
Uma das coisas que torna atraente e belo o Programa de EA é que tudo o que for dito ou ouvido em nossas reuniões, nelas permanece. Tudo que ouvimos nas reuniões, nos telefonemas ou de outro membro, é confidencial e não deve ser repetido a ninguém – seja membros de EA, cônjuges, familiares, parentes ou amigos.

Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário