29/05/2010

O relógio e a ampulheta

O princípio da relatividade é um conceito muito importante quando levamos em consideração tanto o tempo físico como o tempo mental. Os estados do nosso ânimo e a passagem do tempo, estão relacionados com os outros e o mundo que nos circunda.
Num estado de sono profundo e sem sonhos o tempo “para”, para a pessoa, porque não há contatos mentais com o mundo.
Existem diversos instrumentos que medem o tempo (relógio, ampulheta, estrelas, relógio solar etc.). Todos medem o tempo com extrema precisão. E, como já vimos, há um outro instrumento que é capaz de medi-lo e ele é a mente humana. Porém ela não é tão precisa, quanto os outros, pois ela nos mente, não diz a verdade.
A mente me engana, ela me diz que o tempo passa velozmente quando me divirto e não passa nunca quando estou triste. Assim sendo, podemos ver que a mente nos faz acreditar naquilo que ela quer, mas nós podemos desmascará-la porque “a verdade vem sempre à tona”.
Quando é que perdemos a noção de tempo? Em muitas circunstâncias: sob anestesia, no sono profundo, em desmaios, ou quando se está em coma
Ao despertar pela manhã quantas horas tivemos a impressão de haver dormido? Com certeza muito menos do que as oitos horas do relógio. Por quê? Porque nossa mente depois de certo ponto fica anulada, não sente o tempo e o mundo para nós desaparece.
Mas, mesmo assim, nós existimos. Então poderíamos dizer que o mundo é um fenômeno mental?
Nossa existência está além do mundo e da nossa própria mente. O mundo é experimentado através dela, mas existimos independentemente dela.
A verdade sobre nós mesmos é que todas as nossas experiências não atingem a nossa verdadeira realidade porque ela está muito além disso tudo.
Lembre-se: TEMPO PERDIDO É VIDA PERDIDA, O TEMPO É VIDA.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir da 8h00 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário