16/07/2011

Três tipos de amor

Este painel nos mostra três tipos de amor. Em crianças amamos nossos pais, nossos irmãos e irmãs. Esse é um amor que pode ser comparado ao de um abajur que clareia a sala inteira: as quatro paredes domésticas.
Ao ficarmos mais adultos, começamos a ampliar o nosso campo afetivo e começamos a amar nossos colegas, nossos amigos e esse amor se parece com a lua com sua luz fraca mas que alcança um raio maior de atuação.
Na opinião de vocês, amar amigos, colegas, pais e irmãos é fácil ou difícil? Qual o nível de valor de amar quem nos ama? Ao passo que a terceira forma de amor é mais parecida com a luz solar porque sua claridade é total. Essa é a luz do amor universal que não cria diferenças e toma a todos como irmãos e irmas.
Essas são as três etapas infalíveis da nossa vivência. Mas essa evolução afetiva não vai acontecer de forma automática.
Pode dar a impressão de ser uma coisa difícil e na verdade é, porém os nossos sábios mestres dizem que se praticarmos esse afeto, aos poucos nos transformaremos também em mestres nessa forma de amor total. O amor é como um músculo que tem de ser exercitado para poder se desenvolver.
Para iniciar temos de nos esforçar em ver o lado das qualidades e não dos defeitos nos outros.
É dessa forma que o músculo começará a se desenvolver. Vamos ver um exemplo: o seu colega lhe parece antipático, porque não sorri nunca e é arrogante. Muito bem, vamos observar mais profundamente essa pessoa e o seu jeito de ser; com certeza ela terá méritos que estão escondidos e o seu interesse por ela fará com que os méritos apareçam e certamente você vai conseguir até que ela ria e se torne simpática.
O amor sabe também ser uma arma imbatível!
De todos o amor é o único sentimento que consegue ultrapassar as paredes mais grossas, as portas mais blindadas, as grades mais espessas. A força do amor faz derreter os corações mais duros. Não é necessário ter medo de amar porque, verdadeiramente, na vida nunca se ama o bastante.
Lembre-se: O AMOR É LUZ.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário