02/07/2011

Os meus colegas

O tema que está sendo discutido neste painel funciona tanto para as crianças como para os adultos.
A análise dessa situação nos levará a respostas que mostrarão com clareza nossa maneira de ser, nossa inteligência, nosso grau de agressividade, enfim o nosso verdadeiro temperamento.
Nas questões que os quadrinhos do desenho apresentam, já vemos uma orientação clara do modo correto de agir.
Egoísmo é ter e recalcar, ao passo que o altruísmo é dar e perdoar o mal recebido. Neste tema também encontramos o conceito de amor e de que maneira, conforme as situações, ele pode ser demonstrado.
Por que o garoto do primeiro quadrinho, está agindo de maneira incorreta? Pagar com o mal o mal que recebemos é sinal de que estamos no nível de quem praticou esse mal.
No entanto, por que também não está certo ficar de lado e não brincar mais? Porque desse jeito os companheiros vão pensar que sou um covarde e vão aumentar a "marcação" sobre mim.
Mas então, por que é mais "legal" deixar a coisa como se nada tivesse acontecido e continuar a brincar? Porque usando um componente do amor, que não é outro senão o perdão, além de continuar a brincar, ainda estou lhes dando uma boa lição.
Vejam que na primeira situação o mau comportamento de um dos meninos provocou expressões de medo, ódio e desprezo; na segunda situação retorna a harmonia que havia sido perdida.
O ser humano é um animal social e ele sobrevive apenas se souber conviver em companhia dos seus semelhantes.
Por esta razão ele deve usar sempre as qualidades do amor, porque são as que melhor permitem a integração harmoniosa em nosso grupo social.
Pode aparentemente dar a impressão de que o garoto só fez impedir uma briga, mas na verdade ele é o vencedor porque foi ele que conseguiu unificar novamente o grupo acima da raiva, dos ciúmes e de qualquer suspeita.
Lembre-se: NÃO FAÇA AOS OUTROS O QUE VOCÊ NÃO GOSTARIA QUE FIZESSEM COM VOCÊ.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário