23/07/2011

Harmonia

Para encontrar o bem estar, equilíbrio e a harmonia interior, na sua opinião, será necessário nos isolarmos do convívio coletivo?
Se abandonamos os outros e nos voltarmos só para nós mesmos tentando escapar das nossas responsabilidades, será possível nos conhecer e saber quais são os nossos valores e os nossos defeitos?
Não! É impossível.
A harmonia é consequência da conciliação de muitos elementos entre si. Nossos semelhantes funcionam como reflexo, espelho, para podermos ver nossos defeitos, vícios, nossas paixões, nossas imperfeições e qualidades. Como seria possível crescer sem estar em convívio com os outros? Na realidade, as pessoas que nos cercam são o eco da nossa voz, o espelho dos nossos pensamentos e sentimentos.
Seria possível saber se somos ciumentos ou invejosos se não existissem os outros para vermos esses sentimentos refletidos neles?
Muitas vezes a antipatia que sentimos por alguém surge do fato de que essa pessoa está espelhando nossos defeitos e por isso não aguentamos sua presença. Esse sentimento de fraqueza é proveniente da pouca fé em nós; ele nos leva a criticar o outro por causa da nossa própria imperfeição.
O mundo é feito dessas características e temos de saber disso para encontrar a harmonia interna. A suavidade, paz, amor, ou harmonia dependem da integração entre pensamentos, palavras e ações. Viver é um permanente e contínuo esforço na busca da unidade - em resumo, quer dizer coerência conosco mesmo. Impossível encontrar paz interior, o que quer dizer, harmonia, se pensamos de uma maneira e agimos de outra.
De que forma poderíamos encontrar essa harmonia, se não tivéssemos os outros ao nosso redor?
Então podemos questionar: que outros? Muito bem, a resposta é: com aqueles com quem temos afinidades de pensamento o de ideais e com quem acreditamos que poderemos batalhar pela justiça.
O canário não combina com o corvo porque cantam melodias diferentes e assim nós devemos nos fazer acompanhar por quem canta a mesma musica.
Tendo boas "companhias" elas nos permitirão sermos mais harmoniosos conosco mesmos.
Lembre-se: É SÁBIO QUEM CONSEGUE MANTER A INDEPENDÊNCIA DA SOLIDÃO NO MEIO DA MULTIDÃO.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário