11/09/2010

Gratidão

A memória é fundamental para aprender e também para demonstrar gratidão. Da memória nos vem o dom de poder recordar o bem recebido, apagar o bem que fizemos e o mal que nos fizeram.
Você deve fazer o bem e esquecer, receber o bem e recordar-se sempre de quem o fez. Essa é a regra básica do saber viver.
Os animais também têm memória e demonstram gratidão: o cachorro é grato ao seu dono e agradece sacudindo o rabo.
Todos sabem o que é um computador? É um aparelho que tem memória e teclas. Quando pressionamos algumas, podemos armazenar dados que nos interessam e outras para descartar ou apagar o que não nos serve mais.
E vocês sabem qual é o nosso computador? A nossa mente.
Ela também está equipada com uma memória. Mas essa memória deve ser utilizada com o programa dos valores humanos. Como?
Por que devemos esquecer do bem que nós fizemos? Porque existem dois perigos nessa situação:
  1. sermos tentados a querer o mesmo de volta para nós;
  2. e nos tornarmos vaidosos.
Na matemática dos valores, o que acontece?
Uma boa ação é um sinal positivo e ser tentado a querer indenizações é sinal negativo; em álgebra isso quer dizer: mais 1 menos 1, igual a zero.
E por que devemos nos esquecer do mal que recebemos?
Porque se não paramos de pensar nesse mal, há o perigo dele crescer e se transformar em vingança e esse é um sentimento que não tem nada a ver com os valores humanos.
Mas, ao invés, devemos manter os dados na memória do nosso computador quando recebemos o bem, porque com a gratidão os valores humanos estarão crescendo.
Esse é o modo correto de usar a memória. Certamente é mais fácil dizer do que fazer. Mas será preciso, pouco a pouco, nos exercitar todas as vezes que se apresentam as ocasiões, até o ponto em que se tornará natural fazer isso.
Lembrar-se do bem recebido é também um bom método educativo, porque vai nos forçar a agir, por nossa conta, da melhor maneira para não trairmos a confiança que foi depositada em nós.
Lembre-se: DAR E PERDOAR É AMAR, PRENDER E ESQUECER É EGOÍSMO.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.
 
A partir das 8h15 (em razão do horário eleitoral), você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário