18/09/2010

As três atitudes

As qualidades da paciência e da perseverança são valores que nos permitem conseguir qualquer coisa.
Na ilustração acima são apresentados três modos de agir que fazem parte da tipologia que existe em todos nós.
A impulsividade é conseqüência da cobiça, da avidez e esses sentimentos nos fazem perder a objetividade, ou por um excesso de vontade de possuir o que se quer, ou por causa do defeito de ver claramente e assim não saber centrar o fim almejado.
A águia possui vista aguda e olhos penetrantes, mas sua impulsividade embaça o seu golpe de vista. Por essa razão dará muitas e muitas investidas sem acertar o alvo.
Por falta da concentração perfeita, quem é ávido, ambicioso ou cobiçoso e quer logo o objeto do seu desejo, será penalizado pois ele lhe fugirá das mãos. Mas quando esperamos muito para agir, por causa de nossa indecisão, também seremos impedidos de obter o que desejamos; igual ao burro da fabulo, que inseguro entre comer a aveia ou beber a água, acabou morrendo de sede e de fome.
Da mesma forma acontece com o macaco que não sabe se decidir entre o coco e a banana.
A ação deve ser precisa, praticada nem antes, nem depois.
Como a formiga que sabe calcular exatamente o objetivo que quer atingir, assim ela parte logo e trabalha com muita determinação e constância, até que - juntamente com suas companheiras - alcança o fim determinado.
A formiga traz consigo dois poderosos instrumentos: a paciência e a perseverança; com esses valores é possível conquistar qualquer alvo e executar qualquer ação.
A força de caráter é um valor fundamental que deve ser cultivado.
É difícil adestrar o próprio caráter, mas não é impossível.
Para isso é preciso, antes de mais nada, nos conhecermos, avaliar quais são nossas forças, trazer à luz nossos defeitos, testar as nossas inibições internas que nos bloqueiam ou nos impedem de desenvolver de forma conveniente a nossa missão.
Se alcançarmos isso, temos de nos adestrar, começando por coisas pequenas, primeiro pequenos sacrifícios, pequenas conquistas. Automaticamente poderemos atingir os pontos mais altos da vontade e da meditação.
Lembre-se: IRÁ LONGE QUEM FOR SAUDÁVEL E FOR DEVAGAR.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 (em razão do horário eleitoral), você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário