02/06/2012

Meio de perfeição...

Os Valores Humanos são meios de perfeição em cada campo da existência, pois:

Com amor no pensamento, haverá verdade,
Com amor na ação, haverá justiça.
Com amor no sentimento, haverá paz.
Com amor na compreensão, não haverá violência.

Valores humanos, bagagem espiritual do homem
As valores humanos: a Verda­de, a Ação Correta, o Amor, a Paz e a Não Violência. São qualidades intrínsecas do ser humano e a carga espiritual com a qual ele pode viver a própria vida em paz consigo mesmo, com os seu próximo e conquistar a perfeição em cada instante da vida e assim conquistar os seus fins.

A verdade, princípio da vida
A verdade: é nela que se encontra o princípio básico para que a vida possa existir. Sem a verdade, que é o pró­prio respirar das criaturas, é impossível a vida em qualquer canto do universo.
Somente o homem de palavra e de ação é capaz de experimentar esse princípio, que não pode ser definido por palavras.

A falsidade e a mentira conduzem ao sofrimento e à miséria
O egoísmo e o desejo de fazer mal aos outros, são o inverso da verdade, porque as suas finalidades não estão embasadas no amor. São sentimentos que degradam e con­trários à natureza humana e que a colocam ao nível animal ou subumano, atraiçoando a sua origem.

Ação, o resultado do pensamento
A verdade colocada em ação, resulta em retidão ou caráter íntegro. Este princípio faz parte da natureza humana e é uma forma fundamental de perfeição do homem. Agir é indis­pensável para o homem viver, mesmo o preguiçoso que não quer fazer nada, toma uma atitude, a de ser permanentemente preguiçoso.

Circunstâncias de tempo e lugar e maneiras de agir corretamente
O tempo, os modos e lugares diversos não impedem que a ação seja correta. Ela está interligada com o papel e o estado social de cada pessoa. 

Paz — razão e objetivo do esforço humano
A paz é a finalidade e a razão de todos os esforços da huma­nidade. Cada ação correta ou incorreta, cada pensamento bom ou mau, resulta em última análise em como encontrar a paz, porque o ser humano procura a sua verdadeira natureza, que é a paz.

Do que depende a paz?
A característica natural do homem é a paz, mas ela depende das emoções boas ou mas que residem na nossa mente e que, se não estão equilibradas e controladas, pro­duzem um estado de perturbação e, assim, a perda da paz.

Como obtê-la?
Isso é causado pela falta de conhecimento de si pró­prio, porque se nos entendêssemos profundamente, sabería­mos controlar nossas reações. 
A paz mundial depende exclusivamente da paz individual e esta última da própria pessoa e da sua capacidade de expressar os valores que tem no fundo do seu ser.

Amor, denominador comum dos valores humanos
É através do amor que poderemos interpretar bem os outros valores. Verdadeiramente é o amor nas pala­vras que traduz a verdade, o amor nas ações que resulta em retidão, o amor nos sentimentos que se transforma em paz, o amor para com tudo e todos que gera a não violência.

O amor tem muitos aspectos
O amor tem muitas formas, mas o mais puro é o que não pede nada em troca; este não está manchado por ne­nhum egoísmo e é o real altruísmo ou humanitarismo.
O amor não é uma emoção que surge de um desejo material, ele é uma energia. O amor é a mais forte energia que pode haver no universo, que sempre estará crescendo, se for ofere­cido aos outros.

Para receber amor é necessário dá-lo
O amor que não for doado aos outros, dividido e re­partido, transforma-se numa energia estéril que não conse­gue mais evoluir; torna-se uma água estagnada, onde proli­feram bactérias e que a longo prazo será um perigo.
O amor expandido ao infinito é a forma real do ser humano. 

A não violência é o apogeu do desenvolvimento humano
A não violência é o apogeu do desenvolvimento Hu­mano e é a marca da perfeição conquistada. É o amor uni­versal que enlaça tudo e todos. É característico típico da pessoa espiritualizada que conseguiu chegar ao máximo da sua evo­lução como ser humano e alcançou a finalidade da vida in­teira.

Expressões da não violência
A não violência se observa na prática do dia a dia, quando forem respeitados o não desperdício dos seguintes itens:
  1. O dinheiro: Através do dinheiro vive-se o lado material da vida, ele é um meio de troca que permite a circulação de bens. Isso não seria um mal em si, mas torna-se algo muito negativo quando é mal utilizado ou desperdiçado, descaracterizando a sua verdadeira função.
  2. O tempo: O tempo é aquele que mede a vida. Com o tempo determinamos as coisas e os fatos. Desperdiçar tempo quer dizer jogar fora a própria vida.
  3. A energia: A energia de nosso corpo, que nos faz viver, é dada pela transformação do alimento que comemos. Ela pode ser usada de muitas formas, permitidas ou não. Será necessário tomar consciência e pensar profundamente no que sig­nifica agir corretamente, para ficarmos seguros de que não estamos desperdiçando energia (pessoal, social e espiritual).
  4. O alimento: É do alimento, já falamos, que surge a energia que nos permite exercitar nossa vivência. Todos sabem que qualquer ser humano tem direito de comer pelo menos uma vez ao dia. Desperdiçar alimento é o mesmo que não deixar que aconteça a circunstância que enseja o direito de existir' de cada um. 
  5. O conhecimento: Da mesma forma, o conhecimento conquistado por meio da educação e da experiência, se for desperdiçado em atitudes inúteis e perniciosas, será violência para consigo mesmo e para com a sociedade. É necessário colocar à disposição de todos o conhecimento pessoal, para dar chances a cada pessoa de fazer crescer a sua personalidade e entender a própria vida. 
A real riqueza são os valores humanos
Se uma pessoa chegar ao ponto de poder passar adiante a enorme riqueza que existe em si e iniciar o uso dela para o seu bem e dos seus irmãos, aí sim, a vida irá trans­correr feliz e sem inconvenientes, servirá de ajuda e de exem­plo para o seu próximo. Essa pessoa vai encontrar dentro de si mesma a paz, a alegria e não fora dela. Poderá reequi­librar o grande desperdício que acontece hoje em dia, produzido pela quantidade de desejos de coisas inúteis que a mente humana está produzindo.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha.
Você pode manter contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail hphnet@hotmail.com.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário