09/06/2012

Ensinar é procurar.


O homem que está em harmonia, é aquele que procura a verdade nos seus pensamentos e nas suas atitudes. A coerência é o fator fundamental daquele que investiga onde está a verdade.

A coerência, uma característica humana
A pessoa que procura a verdade é aquela em que os pensamentos e as ações estão em harmonia. A coerência é o requisito indispensável para quem busca a verdade. Ape­nas essas pessoas são merecedoras de se aproximarem da verdade e de ganhar a paz mental.

Maneiras para o controle da mente
Há três formas de dirigir e controlar a mente:
  1. a introspecção ou reflexão interior que está baseada na observação profunda do que é falso e o que é concreto, verdadeiro, sobre o que é eterno e o que não é, sobre as eternas verdades faladas pelos filósofos e pelos santos de todas as religiões;
  2. o serviço social: quando a mente está ocupada com pensamentos, como por exemplo, instruir os alunos, passar para eles altos ideais, ensinar pensamentos bons, curar e reconfortar doentes, a mania que a men­te tem de dialogar consigo mesma de forma estéril, irá parar automaticamente;
  3. exercícios respiratórios de inspirar e expirar re­gularmente com a atenção voltada sobre um só objeto, constituem ótimo remédio para acalmar as ondas mentais.

A pureza da mente
Exercitar a concentração para fortalecer as qualida­des latentes das pessoas, o ato de escutar, refletir e pôr em prática os ideais humanos, tudo isso tem como finalidade limpar a mente e romper com o interminável falatório con­sigo mesma.

O poder da palavra
O segundo instrumento é a palavra. Nas palavras en­contramos um grande poder: o de elevar ou de arrastar a pessoa para baixo.

Como usar as palavras
Há três regras que os grandes sábios nos ensinaram para o bom uso da palavra:
  1. Não mentir nunca.
  2. Calar a verdade ou deixá-la mais doce se ela pode ferir alguém.
  3. Não falar nada que não seja verdade, só para ser simpático ou agradar alguém.

Falar menos e trabalhar mais
Tudo o que dizemos não deve ser esquecido, deve fi­car registrado bem no fundo do coração. Essas palavras que foram registradas devem, de tempos em tempos, voltar à memória, para dar os avisos de não perder o controle, falar sem emoções, para apenas fazer o bem e para nos dar con­selhos de ficar em silêncio quando nos defrontamos com as piores provocações.
E preciso cuidar muito com o que se diz porque nos­sas palavras imprimem sinais sobre os que nos escutam e muito mais profundamente em nós mesmos.

A ação e a lei das consequências
Vamos analisar agora o terceiro instrumento: a ação. No trabalho estão incluídos todas as ações feitas pelos dez sentidos: as da atitude de agir e aqueles da percepção.
A ação está interligada à lei de causa e efeito que é uma lei de ferro. Toda atitude acarreta sua consequência; gos­tando ou não, devem ser aceitos o frio ou o calor, o vento e a brisa como consequências naturais de certas causas.

A razão da crise moral atual
Diz-se o tempo todo que o homem possui as mais nobres qualidades que possam existir, mas muito poucos as colocam em prática, na verdade.
Outros dizem que sabem qual é o segredo para acor­dar o homem da sua ignorância e do seu torpor. 
Alguém pratica o que lê e aprende? Os professores e educadores decoram, copiam as ideias dos outros e modifi­cam-nas segundo seus pontos de vista e de ensino, mas ne­nhum deles fala segundo a sua própria experiência pessoal; e assim, dessa maneira, viver ficou tão perigoso como co­lher uma flor de lótus no meio de um rio repleto de crocodi­los famintos.

A finalidade da vida humana
A vida humana, porém, é como um bloco de gelo que rapidamente se derrete. Antes de deixarmos esse palco, o homem deve se conduzir no sentido de poder dividir com os outros o seu conhecimento e os seus talentos com o maior número possível de pessoas.
Para conseguir isso, é preciso desabrochar e armaze­nar muitas ideias elevadas. Toda pessoa é resultado das si­tuações e dos esforços que fez para enfrentá-las.
Uma pessoa multiplicada ao infinito se transforma no Absoluto, a mente multiplicada ao infinito é igual à mente cósmica: a Vontade Suprema.
Um ser humano é a ponte que serve de ligação entre o visível e o invisível e é muito mais precioso do que pode­mos calcular, porque é nele que habita o princípio de todas as coisas.
Contudo, infelizmente, o ser humano mede seus va­lores com o metro da riqueza, da fama e do nome e assim fica impossível para ele ver que é muito mais do que tudo isso somado.
Estão nele as condições para desenvolver a pequena chama do amor altruísta que ali reside e abranger todas as criaturas.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvirao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha.
Você pode manter contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail hphnet@hotmail.com.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário