14/01/2012

Os outros e eu.

Os órgãos dos sentidos servem para que possamos vivenciar o mundo. Por isso mesmo, eles só deve-riam ser usados para nos trazer o bem e evitar o mal. Por essa razão, as regras que deveriam ser respeitadas são: usar a língua somente para falar bem dos outros; os ouvidos devem servir apenas para ouvir coisas boas e não maledicências; a vista deve ver coisas belas e não violências e pornografia. Assim cuido da minha vida e da minha mente contra o mal. Urna vez que não permito que em minha rnente se reproduzam pensamentos negativos, ruins, com certeza as minhas atitudes serão somente boas, sem ser pernicioso para com ninguém. A arte de não fazer mal a ninguém por pensamentos, palavras ou atitudes, é a natureza específica da não violência.
Muitos interpretam este tema de forma superficial. Acham que é apenas um convite para não se defrontar com as dificuldades da vida. Porém, "não fazer", "não dizer", "não ver", são atitudes muito pouco passivas: pelo contrário, exigem uma atividade enorme de convicções, esforços e sacrifício sobre nós mesmos para impedir que a nossa natureza inferior tome conta de nossas atitudes face às provocações.
Vejamos o que devemos fazer cotidianamente, para não sermos violentos: falar sempre a verdade (A verdade nas palavras); ver apenas coisas boas e belas (Como devo usar a vista); agir sempre corretamente; não aceitar que nossos ouvidos ouçam a não ser coisas elevadas (O sacrificio da língua).
Para nos acostumarmos a esse tipo de hábito e de comportamento é preciso, certamente, um longo e rigoroso treino que será difícil fazer sozinhos. É por isso que precisamos escolher bons mestres, mesmo que seja através da leitura de suas obras para permitir a compreensão dessa abnegação.
Lembre-se: SE VOCÊ MACHUCAR OS OUTROS ESTARÁ FERINDO A SI MESMO.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário