28/01/2012

Filosofia de Vida: Os Valores Humanos.

Para falarmos sobre os Valores Humanos como filosofia de vida devemos conhecer as "Teorias Educativas", para podermos escolher o adequado. Existem diversas teorias, mas vamos nos ater apenas a quatro delas, a saber:
  • Teoria teológica - prevalece um pensamento racional.
  • Teoria Científico Humanista - tem por pressuposto que as coisas têm início na matéria, e que a mente e o intelecto são uma extensão.
  • Teoria Humanista - assume como fundamento todas as capacidades existentes no ser humano. Corpo, mente, intelecto, vontade e coração (base dos sentimentos), são os elementos estudados.
  • Teoria Humanista Espiritual - esta teoria completa o quadro, pois considera as reais raízes da personalidade humana, o espírito. Diferencia o certo do errado, o bem do mal.
Queremos finalizar esta rápida análise do tema, dizendo que a teoria "humanista-espiritual" é a mais completa porque leva em conta os elementos que não são profurdamente pesquisados nas outras teorias, como a alma e espírito do ser humano. Esses elementos são sentidos pó ele mas não provados através da razão, pois a transcendem.
No entanto, sabemos que a busca da verdade seria incompleta sem tais elementos, porque teríamos excluído um aspecto fundamental da personalidade.

Os Valores Humanos
Lembro que Valor é tudo o que faz a vida digna de ser vivida. E os "Valores Humanos" são a pedra fundamental de toda filosofia de vida e nos permitem encontrar a base para o conceito da educação que pretendemos expor.
Eles são, por definição, os seguintes:

A verdade - refere-se a qualquer coisa que é desvendada intuitivamente quando nós a amamos profundamente. Essa intuição surge em nós como um lampejo que emana da alma. Assim sendo, é fundamental semear na criança por meio de exercícios de introspecção e da pesquisa cognitiva, noções sobre o que é correto e o que não é, sobre o bom e o ruim.

A ação correta (o código moral) - É relacionado ao comportamento e com isso entra em jogo a prática da verdade. Vontade é diferente de desejo e faz parte da intuição, que é um reflexo do que há de mais íntimo: ela se expande no agir corretamente, isso se não for anulada pelo desejo. A prática da verdade resulta em comportamento moral.

A paz - o coração é a morada da paz quando não for agitado por conflitos emocionais e pelas paixões. É um valor humano fundamental na educação.

O amor - é uma energia única e não um desejo que se encaminha para a própria satisfação e tem a capacidade da grande expansão, quer dizer, ele se projeta em direção aos outros e quando alcança a criação total, se transforma em não violência.

Não violência -o clímax de todas as conquistas humanas nesta vida. Nasce naturalmente em uma personalidade pura, que não foi corroída por impulsos inadequados.

Ensinar através dos valores humanos quer dizer educar nestas cinco qualidades: verdade, ação correta, paz, amor, não violência, com os quais vamos passar o desenvolvimento equilibrado do físico, intelecto, mente e coração. É inútil encher a cabeça das crianças com ensinamentos que elas podem esquecer.
Apenas educando cada um para reconhecer as suas mais profundas e inatas qualidades, estaremos dando-lhes a capacidade de impregnar suas vidas de sentido e medidas justas.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha.
Pode manter contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail hphnet@hotmail.com.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário