28/10/2009

Sentimentos


Os sentimentos são compartilhados, por isso a CNV é uma forma de comunicação que nos leva a nos entregarmos de coração, sendo que quando utilizamos a CNV para ouvir nossas necessidades mais profundas e as dos outros, percebemos os relacionamentos por um novo enfoque. Vamos fazer brilhar a luz da consciência nos pontos em que possamos esperar achar aquilo que procuramos.
A CNV possui quatro componentes: observação, sentimento, necessidades, pedido; mas para que ocorrar a comunicação não-violenta é necessário compreender as duas partes da CNV: expressar-se honestamento por meio dos quatro componentes, e receber com empatia por meio dos quatro componentes.
Certas formas de comunicação nos alienam de nosso estado compassivo natural. No mundo dos julgamentos, o que nos importa é QUEM "É" O QUÊ. Analisar os outros é, na realidade, uma expressão de nossas necessidades e valores. Classificar e julgar as pessoas estimula a violência, sendo que comparações são uma forma de julgamento. Nossa linguagem obscurece a consciência da responsabilidade pessoal, mas podemos substituir uma linguagem que implique falta de escolha por outra que reconheça a possibilidade de escolha. Ficamos perigosos quando não temos consciência de nossa responsabilidade por nossos comportamentos, pensamentos e sentimentos.
Lembre-se nunca conseguimos forçar as pessoas a fazer nada, pois o pensamento baseado em "quem merece o quê" bloqueia a comunicação compassiva. Isso ocorre porque a comunicação alienante da vida tem profundas raízes filosóficas e políticas.
Bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário