25/10/2009

Fundo do coração


Creio que é de nossa natureza gostar de dar e receber de forma compassiva. Lembro Etty Hillesum, que continuou compassiva mesmo quando sujeita às grotescas condições de um campo de concentração, que na época escreveu "Não é fácil me amedrontar. Não porque eu seja corajosa, mas porque sei que estou lidando com seres humanos e que preciso tentar ao máximo compreender tudo que qualquer pessoa possa fazer".

A CNV nos ajuda a nos ligarmos uns aos outros e a nós mesmos, possibilitando que nossa compaixão natural floresça. Ela nos guia no processo de reformular a maneira pela qual nos expressamos e escutamos os outros, mediante a concentração em quatro áreas: o que observamos, o que sentimos, do que necessitamos, e o que pedimos para enriquecer nossa vida.
Promove a CNV maior profundidade no escutar, fomenta o respeito e a empatia e provoca o desejo mútuo de nos entregarmos de coração. Algumas pessoas usam a CNV para responder compassivamente a si mesmas; outras, para estabelecer maior profundidade em suas relações pessoais; e outras, ainda, para gerar relacionamentos eficazes no trabalho ou na política.
No mundo inteiro, utiliza-se a CNV para mediar disputas e conflitos em todos os níveis.
Bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário