17/09/2011

A vaca, o rio e a árvore.

A natureza é boa com o homem e sem ela a vida dele seria inviável.
O tema deste painel é inspirado no respeito que a natureza nos tem, através da sua generosidade para conosco. Uma vez que a natureza nos oferece esse exemplo de grande abnegação e de altruísmo, que são qualidades também do animal e do vegetal, por que será que o ser humano sendo mais inteligente e dotado, não deveria ter essas características mais fortes em si mesmo?
Através da natureza facilmente poderemos aprender muitas coisas. Ela é nossa grande mestra! É preciso apenas olhá-la com atenção e agregar a isso a nossa inteligência. A vaca representa muito bem um profundo senso de abnegação (sacrifício).
Em vida ela nos dá seu leite; depois de morta, sua carne e seu couro. Elas podem perfeitamente viver sem nós, mas o contrário não é equivalente. Quem pode ajudar a criança se a mãe fica sem o leite? E quantas coisas podemos fazer com o leite? E o rio: por acaso pede alguma coisa em troca da vida que nos dá?
O rio reúne as águas de todos os riachos se oferecendo para todas as pessoas, para as colheitas que servirão depois como nosso alimento. Alguns nos indagaram se quando ele transborda estaria cometendo alguma violência. Pela sua real natureza o rio não dá e não pede nada em troca.
E se transborda é porque aconteceu qualquer desequilíbrio que não foi causado por ele.
É na maioria dos casos a insensatez do homem que provoca dissimuladamente esses desastres naturais. Enumerem os desequilíbrios naturais que o ser humano causa.
E a árvore, muito mais do que oferecer belos frutos, também nos presenteia com sua sombra, mesmo que nós a maltratemos. Realmente, é muito obscuro o comportamento egocêntrico do homem neste planeta, que depende do altruísmo de todos os elementos naturais.
O ser humano está realmetne incoerente: é o único que destrói aquilo de que precisa para viver e que agindo assim parece não se importar com o futuro dos seus filhos, netos...
Lembre-se: EXISTE APENAS UMA FORMA DE VENCER A NATUREZA: SENDO OBEDIENTE A ELA.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário