10/09/2011

Os povos da terra

As quatro raças: a branca, a amarela, a negra e a vermelha, mostram os diversos tipos de povos que habitam a Terra. As mãos unidas do desenho simbolizam auxílio mútuo e também a responsabilidade entre todos.
A abrangente visão da vida e das relações internacionais baseadas cooperação, nas responsabilidades mútuas do respeito, dos trabalhos sociais desinteressados, são a expressão da não violência, que fazem supor que o mundo é uma única e grande família.
Universalismo significa ultrapassar todas as etapas que o homem construiu diante de si mesmo e ver cada coisa desde uma visão que seja aceitável para todos.
Sentido de cooperação quer dizer aliar esforços para auxiliar e resolver as dificuldades mundiais ainda não solucionadas como a da fome, das epidemias, das guerras e assim por diante. Essas quatro mãos entrelaçadas que representam todos os povos da terra, deveriam se unir nesse sentido e alimentar as obrigações que todos temos uns com os outros.
Caso não possa assumir as ações dos outros, estou moralmente comprometido, a partir do momento em que essas ações foram por mim direta ou indiretamente produzidas. Esse é o eterno sentimento de responsabilidade para com todos.
Finalmente, a humildade, qualidade básica que impulsiona o progresso, o respeito, o espírito de generosidade gratuita e desinteressada.
Será apenas através da ação social desinteressada que fará aumentar em todos o espírito da não violência.
O serviço que se faz sem o sentido do altruísmo cria uma matemática espiritual cuja soma algébrica é zero.
Diversas obras caritativas são feitas hoje por parte de muitas organizações, mas quantas o fazem com o sentimento altruísta, sem qualquer retorno?
Hoje se trabalha muito no sentido de esperar sempre algo em troca. Porém, se estiver ausente a consciência de servir a nós mesmos nos outros, a força do serviço generoso e altruísta é destruído, ou seja, o significado e efeitos.
Estranhamente "agir para os outros" no final, acaba sendo a mais eficiente ma-neira de trabalhar para si mesmo, porque passaremos a tomar atitudes com tranquilidade e determinação, porque estamos nos vendo nos outros.
Lembre-se: A AMABILIDADE (GENTILEZA), A RENÚNCIA (SACRIFÍCIO) E A GENEROSIDADE NÃO SÃO PRINVILÉGIOS DE UMA RAÇA OU DE UMA RELIGIÃO.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário