06/08/2011

No amor não há culpa.

Uma maneira agradável de esclarecer melhor quais são os atributos do amor é a de associá-lo ao fogo.
O fogo dá aquecimento e luz, como o amor que aclara o caminho por ser o poder da inteligência filtrada pelos sentimentos.
O amor nos dá aquecimento interior e dá razões para viver-mos porque nos aproxima de nossos semelhantes, para dar ajuda e conforto, para que possamos nos ver no outro.
Não ser capazes de extravasar nosso amor é o mesmo que ficar longe da fonte de calor e depois dizer que o fogo não esquenta; é o mesmo que viver no obscurantismo da ignorância e culpar a vida por não nos oferecer o jeito de ultrapassar as incompreensões, crises existenciais, sofrimentos, e na verdade a resposta é: chegue mais perto do fogo e encontrará calor e alegria.
Vejamos mais: aproxime-se do amor, permita que ele cresça em seu coração e todas as coisas entrarão nos seus perfeitos lugares, e de tanto ultrapassar sofrimentos e dificuldades, surgirá uma grande força, que estará alimentada pela energia do Espírito.
Aquilo que muitas vezes culpamos de ser a razão dos nossos males e dificuldades, poderá ser, ao contrário, a única fonte de onde seremos capazes de tirar a força para ultrapassá-los.
Mas se nos afastarmos do amor, não serão apenas as dificuldades que não diminuirão, mas nos sentiremos cada vez mais esquecidos e sem razão de viver, cobertos de medo e de angústia, com o coração "gelado".
Muitas vezes esse "gelo" no coração nos faz sentir solitários e não amados, afastados da consideração dos outros e entramos, sem sombra de dúvida, na depressão nervosa grave, e nesses momentos, assim enfraquecidos, somos presas fáceis de perigosas tentações e poderemos enveredar por caminhos que não permitem retorno.
Muitos nos perguntam: por que razões há tais situações na vida?
Será que é porque não achamos que os outros se amam? Ou não será porque somos incapazes de amar?
Podemos afirmar que o amor é capaz de curar até doenças mentais graves: para isso basta permitir que deixemos sair de dentro de nós essa cura.
Então o mundo irá sorrir para nós e acharemos a nossa harmonia (equilíbrio) e a nossa total dimensão humana.
O real inimigo é o medo que nos isola, enfraquece e que nos bloqueia.
A fonte de muitos males de saúde é exatamente a solidão, porque ela corta nossas asas e nos impede de voar tranquilamente para a existência dos outros.

Lembre-se: A ETAPA INICIAL PARA ALCANÇAR CONHECIMENTO É SABER QUE SOMOS IGNORANTES.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário