27/08/2011

A mente e o discernimento

A mente se assemelha a um espelho e reflete as ideias boas ou ruins que crescem dos nossos desejos.
O sentimento de posse, o prazer e a dor, o doce e o amargo, o calor e o frio, são sensações que nos chegam a partir da nossa mente que vendo o mundo que nos rodeia e seus objetos exteriores, passa a ter desejos.
Se nos deixássemos levar pelas ordens dos desejos que se instalam em nossa mente e que pedem por satisfação, estaríamos cobertos de todas as doenças possíveis e inimagináveis, além de termos nossas energias absolutamente esgotadas.
Portanto, é preciso saber escolher entre os desejos que servirão para interesses superiores e os inferiores que nos colocam fora do caminho, e finalmente nos levam à ruína total.
Este sentido de escolha, de discernimento é produto de nossa inteligência, porque ela pode clarear a nossa mente e limpá-la, acabando então com os desejos errados e perigosos. E sendo assim, o discernimento dá calor ao coração, além da paz.
Mais uma vez fica demonstrado que tudo nasce do coração.
Pois, justamente, o sol representa a nossa inteligência mais profunda, em que a nossa mente, como um girassol, gira e recebe a luz, o calor e com isso ela se torna um instrumento positivo e útil. Assim a mente será capaz de enviar ao nosso coração o sentido de harmonia, de calma e principalmente de aceitação consciente dos altos e baixos da nossa vida.
Assim nos transformamos em pessoas não violentas quando vamos nos defrontar com os impasses, sem machucar ninguém, e muito menos a nós mesmos.
Educar a nossa mente quer dizer ensinar-lhe coisa boas e nobres e esse caminho pede tempo, determinação e uma grande dose de sacrifício. Nada vamos conseguir se não criamos como meta de vida os ideias mais sagrados.
Lembre-se: SEM SABER AVALIAR, O SER HUMANO ESTARÁ INCAPACITADO DE CONHECER A VERDADE SOBRE SI MESMO E SOBRE O MUNDO.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário