29/03/2010

Somos um processo em evolução

Muitas vezes na vida temos dificuldade para entender os motivos de uma depressão, de uma angústia, de emoções contraditórias, de medos, de confusões mentais.
Esta é justamente a questão; Como arranjar nossa Casa Existencial? Sei que não existe uma resposta pronta e sei, também, que é um desafio árduo.
Como é incrível sabermos muitas coisas utilizando nossa inteligência, mas ainda somos pegos de surpresa pois não conseguimos explicar a nossa falta de capacidade em lidar com as perdas existenciais inevitáveis e corriqueiras na vida .
Alguns tentam conviver, de fato. Outros, refazem eternamente suas coisas, suas casas existenciais, suas vidas; outros desistem. E, alguns, talvez, compreendam que o problema pode estar na maneira como nos reconstruímos nosso projeto arquitetônico existencial.
Destaco que a sabedoria consiste em uma simples coisa: conhecer o pensamento, que ordena tudo em toda parte.
Fonte: revista Filosofia.
Grato por este agora e um bom caminho!

2 comentários:

  1. Acho que a raiz disso é mais profunda do que aparenta ser. Quero dizer,acho que tudo começa com a pergunta: Por que estou aqui? Com que propósito estou vivendo? Porque a resposta a essas perguntas, é que fazem toda a diferença para tudo ,inclusive como lidarei comigo,com as coisas que acontecem à minha volta e como isso está refletindo em mim.Depois de muito sofrimento, aprendi que a honestidade é o caminho mais curto e talvéz o único real ,para lidar com a "vida".Não é fácil aceitar certos fatos como :estou usando esta ou aquela pessoa ou situação como muleta, ou...sou egoista mesmo, é por isso que ajo assim e tantas outras que podem nos aparecer quando tentamos nos olhoar e descobrir honestamente qual caminho estamos trilhando e porque.Mas este é o inicio para fazermos uma reconstrução diária, se necessário, de formas de pensar ,agir,entender a si mesmo ao mundo,as pessoas, etc. Não foi assim que aprendemos desde pequenos, a vida nos cobra ser..."normal".Alguém que simplemente obedece o padrão social, seja ele familiar, ideologico,profissional....Mas, espere aí,eu não sou você.Não somos uma produção em série.Somos seres humanos.Se dói, dói e pronto,vamos descobrir o por que e tentar trabalhar isso conosco mesmos, com um amigo(a),com um Poder Superior... Será que o mundo não nos aceita como somos ou será que nós não nos aceitamos? E ,se não nos aceitamos e não tentamos nos ajudar como poderemos lidar com as situações que já estão ou com as que virão?Só eu escolho. Só eu posso esconder, resolver,desistir...mas até mesmo para isso acho muito triste se qualquer uma dessas decisões for tomada sem um auto conhecimento porque isso indica que não foi uma escolha e sim uma fuga.

    ResponderExcluir
  2. Caros
    Aqueles que dedicam a sua vida a SERVIR, estão sempre trabalhando para a sua melhora pessoal, é o que chamo de "egoísmo bom", pois contribuindo para uma vida melhor dos outros estou constribuindo para que Eu tenha uma vida, também, melhor.
    Deste modo somos uma contrução diária, na qual vivemos o eterno agora.
    Grato!
    ups/02.04.2010

    ResponderExcluir