09/03/2010

A lição de Platão

Os conceitos filosóficos podem ser aplicados à vida nos dias de hoje, na prática. Mesmo após milênios, as teorias e ensinamentos filosóficos, muitos datados de antes de Cristo, permanecem atuais; são ensinamentos que cada vez mais fazem sentido se aplicados ao cotidiano moderno.
Podemos abordar o comportamento moderno a partir do Mito da Caverna, de Platão. Em meio ao caos urbano, com tanta violência que gera insegurança e medos, muitas pessoas preferem se refugiar em casa ou na internet. Porém, antes, muito tempo antes, havia construído as cavernas em suas próprias almas, perfurando, corroendo, ocultando e acumulando com o ódio, a vingança, a inveja, os ciúmes, a preguiça e o medo, as armas para destruir a humanidade.
Vivemos hoje em uma caverna altamente virtual, onde as relações se tornaram doentias, onde o ser humano se internaliza por medo de relacionar-se, por medo de amar verdadeiramente, por medo de compromissos, por justificar a sua falta de compromisso frente à vida e frente a si mesmo, por recusar o verdadeiro alimento, o da alma em sua busca de verticalidade, de disciplina e coerência com a lei universal.
Fonte: revista Filosofia.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário