20/02/2010

A história das pérolas

O rapaz que prefere ficar sonhando na praia, porque diz a si próprio que as pérolas são uma fantasia porque não consegue vê-las, é, sem saber, igual àquele ser humano que tem muita fé porque nunca põe nada em dúvida.
Essa incoerência nos leva a concluir muito rapidamente que os seres humanos não têm valores, que são por natureza maus, violentos, agressivos, egoístas ... em resumo, que os valores humanos não existem.
Quem se comporta dessa maneira é uma pessoa superficial, não vai ao fundo das coisas, aceita somente observar uma das faces de que é formada o diamante da verdade.
Já outro rapaz , ao contrário, acredita na possibilidade de existirem as pérolas e vais à procura delas corajosamente. Isto ocorre porque ele esforça-se a não tomar conclusões muito apressadas. Reflete, aceita assumir riscos e se lança corajosamente nas profundezas do seu ser para descobrir os seus reais valores, vai à procura dos “porquês” da vida e na final é recompensado.
Se quisermos conhecer o sabor de um fruto é necessário experimentá-lo, da mesma forma, para conhecer o fruto da verdade, precisamos vivenciá-la.
Para procurar esse tesouro maravilhoso é preciso uma coisa básica: “Conhece-te a ti mesmo”.
AQUELE QUE BUSCA, ACHA.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário