10/12/2011

A natureza nos ensina


Não há maior mestre e mais inteligente, corajoso e fiel do que a natureza. Com ela o homem descobre os valores da virtude, do procedimento e aprende o sentido da be-leza e da força.
Ela está repleta de aprendizados para o homem.
Mesmo o animal possui tendências positivas e negativas. O bom e o mau existem em todo canto deste imenso universo. Portanto, aprender com os animais as qualidades positivas como a persistência, a simplicidade, coragem, fidelidade, independência, etc. é uma prática realmente importante. A natureza nos dá o aprendizado de que há coisas boas e não boas e que nossa obrigação é discernir e escolher. O coelho é um medroso, mas o bom Deus o compensou com agilidade e dentes que lhe permitem "cortar a corda".
E vejam a tartaruga; ela é lenta porque tem de levar a própria casa em suas costas. Gostaria de correr mas não pode. No entanto, como é dotada de paciência, age com calma, segurança e chega sempre ao seu objetivo.
Quantas vezes temos de sentir o que ela sente, carregando o fardo pesado que a vida nos deu e que precisa ser carregado o que nos impede de fazermos a nossa corrida!
Para isso aprendemos com a tartaruga a determinação que é filha da paciência e assim poderemos alcançar o refúgio e a salvação.
Muitas vezes, nos referindo a alguém que é incapaz de se defender, dizemos que é "um cordeiro". Ele se deixa dominar diante do perigo, não reage e se abate, porque não sabe enfrentar. No entanto, a sua bela qualidade é a singeleza, a simplicidade proveniente da sua pureza. As crianças são ingénuas por serem
puras por dentro e não sabem fazer distinção entre um pobre e um rico, um negro e um branco, um honesto e um ladrão. Quem falou: "Se quiserem entrar no reino de Deus, devem tornar-se puros como as crianças!"? O gato é um bicho absolutamente independente e se adapta a qualquer lugar que encontrar, mas não é fiel a ninguém.
Ele segue quem pode lhe satisfazer o apetite e mais nada.
Essa sua independência o auxilia a achar todas as soluções sem precisar da ajuda de ninguém.
O que temos que aprender dele?
Lembre-se: EM TODO LUGAR EXISTE O BOM E O MAU.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário