31/01/2011

O que causa espanto - VI

Hoje e sempre vou dizer que é a criatividade humana que meu causa espanto, como exemplo disso temos um filme indiano com narração ou tradução em russo (Parte 1 e a Parte 2). Ah! Lembre-se de prestar atenção do efeitos especiais do filme. Impressionantes!

Se não basta-se esta visão de amor... olhe abaixo como tudo é uma questão de ponto de vista. É apenas uma pintura no chão! Será?


Continuem a me espantar.
Grato por este agora e um bom caminho!

30/01/2011

A mesma realidade

Encontraremos em nosso cotidianos e atividades aquilo que necessitamos, pois o mundo de fora é um reflexo do mundo interior.
Fiz uso de algumas redes sociais da internet, mas não me adaptei, pois não são no meu cotidiano. Lembro que sou um apaixonado pela tecnologia e os ganhos que ela nos trás.
Não nego de gosto de conversar com as pessoas, só que pessoalmente, de preferência olho no olho. Ocorre que isso faço apenas em razão do trabalho, de encontros ou de convivência familiar, fora destes casos sou extremamente reservado.
Relacionamento para mim tem de ser de qualidade e não de quantidade. A tecnologia possibilita a quantidade o que não me agrada.
Deixo para você um questionamento: "Você consegue identificar nas suas atitudes e atividades o seu verdadeiro Eu?".
Grato por este agora e um bom caminho!

29/01/2011

Programa HPH

Iniciamos com a música Estrada do sol (Elis Regina), após destaquei que "o conhecimento liberta, mas trás responsabilidades" e a importância que as pessoas têm na nossa formação cultural e social (companhia). Lembrei que tudo na vida é relativo e que não sabemos dizer o que é real ou ilusão, como exemplo afirmei que no mesmo momento em que estavam me ouvindo havia uma centenda de outras pessoas faram a mesmo tempo, só não houviamos pois estavamos em outra sintonia. Falei também da importância da linguagem e do saber viver um dia de cada vez.
Não tivemos o bloco de Pais para Pais, em razão da rádio estar se linha telefônica por causa de uma manutenção do sistema da Telefônica desde o dia 24/01. Veiculamos a música Blueberry Hill (Elvis Presley).
Após o apoio cultural falamos sobre os sonhos que não iremos realizar, mas que contribuem para a nossa formação. Encerramos com uma viagem do "Eu ao Nós" abordando o tema da perseverança, destacando que quando comecei a andar de bicicleta pela primeira vez: cai e nunca mais quis andar? Subi na bicicleta e saí andando sem cair? Caí muitas vezes, mas sempre voltava a tentar?
Grato por este agora e um bom caminho!

Tenho perseverança?

A persistência é um dos componentes do valor paz.
O desejo de encontrar a paz está intimamente ligado à vontade que nos leva a realizar uma tarefa, a de conduzir até o fim todas as coisas iniciadas e todos os projetos feitos.
Se o coração está recheado de amor, o que quer dizer o mesmo que fé, essa pessoa será persistente por natureza. No desenho temos três situações: dessas, a segunda, que é sentar numa bicicleta pela primeira vez e sair andando sem nunca cair, é praticamente impossível.
No entanto, a completa falta de persistência, que vemos no primeiro caso, revela uma pessoa fraca, e sem fé em si mesma. Ela precisará de muitas atenções e muito amor. O segundo caso, que é uma situação muito rara, se ela existisse, nos mostraria uma pessoa muito equilibrada e reta. O terceiro caso é o mais comum e demonstra desejo de procura e bom equilíbrio entre as outras qualidades dessa pessoa.
Por intermédio deste painel, poderemos compreender o significado da palavra "persistência" ou perseverança, e sua aplicação na vida cotidiana. Toda incumbência, simples ou grandiosa, necessita desta componente de paz. Não importa se não tivermos êxito, o que vale é ter feito tudo o possível, sem visar aplauso da sociedade ou dos outros. Muitas vezes, uma nota ruim pode ser mais importante do que uma nota boa, se ela foi rodeada de todo empenho e persistência.
Mais valor terá a persistência com que buscamos algo, do que o seu resultado. Essa ideia é bem definida pelo antigo provérbio latino: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura."
Através do entusiasmo e da vontade ê possível transpor qualquer obstáculo.
Lembre-se: NÃO CAIR NUNCA NÃO É NOSSO MAIOR VIRTUDE, MAS SEMPRE QUE CAIR, TONAR A LEVANTAR.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

28/01/2011

Companhia


Odeio quem me rouba a solidão sem em troca me oferecer verdadeira companhia. (Nietzsche)


Grato por este agora e um bom caminho!

27/01/2011

A linguagem

Destaco o seguinte trecho de Silvia Lane, na sua obra O que é psicologia social: De fato, é impossível separarmos agir — pensar — falar, e sempre que isto é feito, seja teoricamente, seja em termos de valores, ocorre uma alienação da realidade; agir sem pensar é ser um autômato; falar sem pensar é ser como um papagaio; falar sem agir…"de boas intenções o inferno está cheio".
A linguagem é produzida socialmente, pela atribuição de significados às palavras, sendo que ela exerce a mediação entre nós e o mundo.
Já a representação é o sentido pessoal que atribuímos aos significados elaborados socialmente. representações sociais. Ou seja, é através delas que descrevemos, explicamos e acreditamos na nossa realidade e o fazemos de acordo com o nosso grupo social.
Lembre-se você vê o mundo pela lente da interpretação, mude a forma de ver será capaz de modificar o mundo.
Grato por este agora e um bom caminho!

26/01/2011

Curtindo adoidado


Este é o título da reportagem produzida por David Remnick na revista Piauí sobre a autobiografia de Keith Richards, da qual destaco as passagens abaixo.
De certo modo, a persona, a imagem de como eu era antes acaba sendo um grilhão. As pessoas ainda acham que eu sou um junkie. Faz trinta anos que larguei a droga! A imagem é como uma sombra comprida. Mesmo quando o sol se põe, ainda dá para ver. Acho que em parte é porque há tanta pressão para ser daquele jeito que você acaba se transformando, pelo menos até onde dá. É impossível não acabar sendo uma paródia do que você achava que era.
Batizaram a banda com o título de uma música de Morganfield (Muddy Waters) e cantaram louvores a ele e a todos os outros antepassados mais talentosos do que eles.
Richards havia escapado da Indesejada, mas não da dívida mais importante que tinha, a qual nunca deixou de reconhecer com lealdade: “Eu?”, disse Keith certa vez. “Eu só quero ser Muddy Waters. Embora eu jamais vá ser tão bom ou tão preto.
Fonte: Revista Piauí, nº 52, de Janeiro/2011

Você já percebeu que nas histórias contadas existem situações ou desejos que nunca serão realizados? Quais são os desejos que você nunca ir realizar, mas que movem a sua vida?
Grato por este agora e um bom caminho!