26/11/2010

A questão

Nesta terça-feira (23/11), pude apreciar a palestra da professora Daniela Antonio Rosa sobre uma “Visão geral do Dia da Consciência Negra”.
Citando Martin Luther King ela disse: “A Lei foi criada não para que você me ame, mas sim para que me respeite, se isso estiver acontecendo, já é um grande avanço e um reconhecimento do papel do negro na sociedade”.
Em suas reflexões Daniela fez referência a quadro “A redenção de cã”, de Modesto Brocos (1895), e sobre a publicação Racismo Cordial da Folha de São Paulo.


Acredite um dia Louis Agassiz afirmou que "Aqueles que põem em dúvida os efeitos perniciosos da mistura de raças e são levados, por falsa filantropia, a romper todas as barreiras colocadas entre elas deveriam vir ao Brasil. Não poderá negar a deterioração decorrente da amálgama das raças mais geral aqui do que em qualquer outro país do mundo, e que vai apagando rapidamente as melhores qualidades do branco, do negro e do índio deixando um tipo indefinido, híbrido, deficiente em energia física e mental".
Mas como a palestrante destacou “até transformar o que lhe atormenta em mudança vai um tempo”. Estamos no mundo para modificar paradigmas, nada é absoluto, quanto mais a raça.
Como você lida com o seu Racismo?
Se desejar tenha mais informações sobre a palestra acessando o Blog do CMDM Valinhos ou o site da Câmara Municipal.
Grato por este agora e um bom caminho!

25/11/2010

Natural...


Encontrei na revista Vida Simples na seção cartas do leitor o texto de Camilo Badue, o qual transcrevo a seguir.
Tem algo mais natural e simples do que a conversa? A filosofia vem antes das palavras, do dicionário e das regras ortográficas. Ela vem do diálogo, com uma pessoa, consigo mesmo ou com o Universo.
A conversa é solidária e todo pensador é solidário quando conversa, pois está compartilhando fragmentos de si mesmo e de seus pensamentos.
Ele estar abordando o texto sobre Platão: As ideais e as formas, no qual somos levados a compreender que: “Todas as coisas que conhecemos por meio dos sentidos - como nossos corpos, ou esta mesa, ou aquela árvore - são cópias da “verdadeira realidade”.”. Recomendo leitura desta matéria.
Eu não tenho dúvidas: vivemos em um mundo de ILUSÃO. Mas lembro que tanto a realidade como a ilusão são uma coisa só, pois o mundo e a vida só existem a partir da nossa percepção e observação, aí reside a verdadeira ilusão. Só vejo o que quero ver, nada mais.
Por isso devo buscar a sabedoria, ou como diria outro barbudo: "Conheça a verdade e ela vos libertará".
Grato por este agora e um bom caminho!

24/11/2010

Outro diário

Todo mundo conhece o diário de Anne Frank, mas nosso conversa é sobre o Diário de Lore Dublon, esta jovem relata a história do holocausto, do despertar do amor, da tentativa de fulgas.
Devemos sempre alterar nossa forma de ver o mundo, mas principalmente devemos observar o mundo a partir de diferentes pontos de vistas.
Não cabe aqui a discussão sobre a guerra, mas sim sobre o olhar de uma jovem sobre este fato histórico, que não é sonho, apenas realidade que marca a vida de milhares de pessoas.
Lembro o que foi dito por Mahatma Gandhi: "A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?".
Fonte: reportagem especial publicada no Estadão, de 14/11/2010.

Grato por este agora e um bom caminho!

23/11/2010

Tensão Dinâmica

Meu Pai sempre contava a história do Charles Atlas e do método desenvolvido por ele, inclusive ele vez uso do método. Mas para mim esta situação é especial, pois demonstra a importância da credibilidade das pessoas que nos educam.
No momento em que lia a matéria vinha a minha mente todas as histórias contadas por meu pai, que fez uso do método que funcionou muito bem; aí lembre de meu filho que está na caminhada da descoberta e vem buscando através de exercícios em academia conquistar uma corpo “mais definido”.
Mas vamos a um pouco da história...
A tensão dinâmica surgiu da observação dos animais que ao se movimentar pressionavam um músculo sobre o outro, aumentando o tônus muscular e se isso acontecia com os bichos, poderia ser igual com um ser humano.
Este foi um método criado por Angelo Siciliano, mais conhecido com Charles Atlas, trata-se de um curso por correspondência que ensinava fracotes a serem musculosos, ele disseminou o culto ao corpo e à saúde.
Podemos encontrar em diversas músicas referencias a situações criadas pelo métodos de divulgação de Charles Atlas, em especial encontramos na música We Are The Champions uma passagem da história dele, se desejar ouça a música abaixo.


No final da matéria encontramos um alerta: “A diferença é que o hedonismo atual também se vale de algumas “pílulas mágicas” – os esteróides e os anabolizantes – que em nada se assemelham à idéia da conquista do corpo perfeito apenas com hábitos saudáveis.”.
Fonte: matéria publicada na revista Vida Simples de Dezembro.

Grato por este agora e um bom caminho!

22/11/2010

Em construção...

Pois é a vida é assim. Construimos nosso destino a cada instante, colocando em cada passo de nossa jornada elementos que iram produzir resultados, muitas vezes esperados outras vezes inesperados.
Teremos expectativas realizadas outras vezes viveremos frustrações, mas sempre estaremos a realizar.
Lembro que só podemos modificar a nós mesmos, o outro sempre terá toda a liberdade.
Acredite você não pode viver a vida do outro, mas pode viver plenamente a sua vida aceitando os seus limites e respeitando os limites dos outros.
Termino com a música O sol interpretada por Milton Nascimento, vale a pena ouvir.


Grato por este agora e um bom caminho!

21/11/2010

10º Passo

Quanto mais vivo e coloco em prática a programação dos 12 passos, das irmandades anônimas, vivencio a sua simplicidade e, ao mesmo, tempo a sua complexidade.
Exatamente por ser de uma simplicidade quase infantil é que se tornar complexo, pois basta apenas a atitude. E é justamente isso que estarei fazendo agora realizando o 10º Passo: "Continuamos fazendo o inventário pessoal e quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.".
Ocorre que nesta sexta-feira, o meu lado humano, foi fazer uma brincadeira, que na minha intenção era mostrar a beleza de ingenuidade chamando alguém (J.) de "Bobinha", até de uma forma carinhosa, sem nenhuma intenção de ofender.
Mas está é a questão, neste momento deixei de respeitar o outro, pois eu o desconheço completamente, não sei quais são suas vivências e relevâncias na vida. E acabei transformando uma brincadeira e ofensa. O que não era minha intenção.
Então como determina o 10º Passo, eu reconheço a minha falha e peço desculpas a quem ofendi, nada justifica o desrespeito, mesmo que seja uma brincadeira, e me comprometo a estar mais atento e alerta em minhas atitudes.
Não a encontrarei no início da manhã, mas, desde já, J. peço DESCULPAS, pois não há justificativas pela minha atitude inadequada e assumo um compromisso de respeito pela diferentes forma de ver e viver a vida. Você é muito importante para mim e para todos que lhe cercam.
Grato por este agora e um bom caminho!

20/11/2010

Programa HPH

Em novo horário, das 8h15 às 9h00, o programa começou com a música Ogum (Zeca Pagodinho), em homenagem ao Dia da Consciência Negra, o qual é celebrado no dia 20 de Novembro é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Conversei sobre o texto 20 anos cego.
No bloco de Pais para Pais, destacamos o dia da consciência negra, a importância da influência das raças (povos), que no Brasil muitas pessoas têm um pé na Africa, minha mãe lembrou a história de um amigo e as travessuras que realizavam na infancia - pintar o corpo para ficar da mesma cor - e de uma amiga, com diz ela sua irmã negra (Clarisse), para a qual ser chamada de Negra é um elogio, pois tem respeito por sua cultura; já com relação a educação dos filhos, triste é ver os filhos sentirem vergonha do passado dos pais, devemos contar tudo sobre a nossa história, pois é graças a ela é que somos o que somos, minha mãe possui a cultura da roça, ama a natureza, gosta de conviver com animais, tudo isto é normal para ela. Toquei a final Hound Dog (Elvis Presley), e fomos para o apoio cultural.
Conversei, ainda, sobre "Quem tem medo?", "Dor e perda", "Fractais" e "Como avaliar". A final fizemos uma viagem do Eu ao Nós através da mensagem O que é a liberdade?, destacando que compreender quais são os nossos direitos, as responsabilidades e ter atitudes consequentes, esse é o sentido da liberdade e não pensar que é fazer o que se quer.

Grato por este agora e um bom caminho!