Segue abaixo Boletim Informativo da Rádio Valinhos FM 105,9 é só clicar na figura para ler.
31/10/2010
Uma história vivida
Recomendo a leitura de excelente matéria publicada na Folha de São Paulo no dia 24/10 intitulada Recriando no Escuro, a qual conta um pouco da história de Geraldo Rodrigues Neto e sua relação com a perda de visão.
Ele destaca o seguinte texto de Bertold Brecht que diz: "Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis". Eu me considero indispensável. Também não acredito na deficiência. Somos todos iguais.
Deixo o seguinte questionamento: Quantas pessoas olham, mas não enxergam? Você é uma delas?
Grato por este agora e um bom caminho!
Lembro a todos que estarei no dia de hoje cobrindo o 2º Turno da Eleição para Presidente pela Rádio Valinhos.
30/10/2010
Programa HPH
Iniciamos com a música Pais e Filhos (Legião Urbana), sendo que destaquei tratar-se de uma indicação do Adriano e lembre que está sendo lançado toda a coleção do Legião Urbana em Vinil, eles tem uma repercussão de venda comparada a Elvis e Beatles. Aqueles que estão vivos recebem os frutos, não consigo entender por que deixar a vida cedo, isto não tem graça! Conversei um pouco sobre o passado e as facilidades do mundo moderno. Quanta gratidão! Se você quiser pode deixar um comentário sobre a música no site Analise de letras.
Após os apoios culturais toquei a música O Sol (Jota Quest), e fiz a leitura do prefácio do livro do 3º Concurso de Prosa e Poesia, do ano de 1986, escrito pelo meu professor Osvaldo Müller: “A arte literária, em momento algum ,deve ser perfídia humano e tampouco desvencilhada às regras que harmonizam a Natureza. Foi através da premissa acima que afloraram, neste compêndio, excelentes trabalhos. A participação do jovem valinhense foi relevante, uma participação ativa e consciente. Consciente para os extraordinários encantos da natureza, consciente para com as profundas agruras que atormentam o ser humano, e, acima de tudo, ansioso pela PAZ por ora tão lânguida no nosso Universo. Contudo, é o jovem deveras confiante em relação ao futuro da humanidade, o jovem esperançoso por um momento melhor, o jovem que corrobora para com as coisas Divinas, o jovem, enfim, temente a Deus.”.
No bloco de Pais para pais conversamos sobre a importância das Doenças, destaquei A arte de não adoecer, escrita por Dráuzio Varella, e presente no blog Simples Assim. Tocamos a música All shook up (Elvis Presley).
Encerramos fazendo uma viagem do Eu ao Nós, lembrando que uma única árvore isolada tem um triste destino. No entanto, acompanhada das outras, cresce sadia, forte, porque numa floresta cada árvore divide sua nutrição com as outras, através das suas folhas secas. Um homem sozinho também tem uma vida triste, porém junto com os outros pode viver feliz, em cooperação e auxiliando. O que posso fazer sozinho?
Grato por este agora e um bom caminho!
A Floresta
A árvore sozinha tem uma vida muito difícil, ela não pode ser protegida do vento que dificulta o seu crescimento e torce os seus ramos e tronco.
Estando isolada no meio de uma campina ela torna-se alvo dos raios; e se a natureza fez crescer uma árvore no topo de um penhasco, onde há pouca terra para segurar suas raízes, ela ficará cada dia mais fraca. O soldo verão secará suas raízes e o gelo no inverno rachará os galhos, mesmo os mais grossos. Ela terá realmente uma vida amedrontada e sofrida.
Na floresta as árvores são mais robustas, repletas de folhagens mais vigorosas e demonstram uma verdejante saúde. Por quê?
Graças ao profundo processo de interação e de troca entre todas.
Um grande número de árvores reunidas formam uma grande reserva de água e com isso beneficiam não só aos homens com às próprias árvores.
Um ambiente de clima favorável, que ainda será melhor se existe há séculos, produzirá uma permanente suspensão de água debaixo da copa dessas árvores, beneficiando a vida vegetal e animal, e dos insetos, formando um micro clima, uma terra macia e boa, própria para fertilizar e produzir um alimento mais rico e mais abundante.
As árvores juntas podem se proteger melhor do ataque do vento, do sol, e do inverno rigoroso.
Na floresta a pequenina árvore quer crescer rapidamente porque seus irmãos se divertem em esconder-lhe os raios solares. Porque, assim como os seres humanos, a árvore também busca o sol, criando nela um forte arrebatamento para superar a si mesma e crescer logo.
Assim ela se desenvolve saída e forte, porque os seus irmãos nutrem bem as suas raízes. Ela se expande por todas as direções, sem preconceitos, sendo humilde e sem sobrecarregar seus ramos sem razões. Naturalmente ela tem consciência do valor do esforço, do intercâmbio, da prudência e do discernimento. Valoriza e respeita as velhas árvores através da sua disciplina, ao contrário daquela que, mesmo sendo crescida, mas se for displicente, estará fadada ao declínio.
As árvores possuem uma sociedade privilegiada, pois elas têm de graça comida, ar quente e frio, proteção dos raios solares e da chuva, mas para tudo isso dar certo é preciso que haja uma condição: deve ser observada a ação correta da disciplina e do respeito pela liberdade do outro.
O ser humano também, como a sua amiga árvore, vive numa sociedade onde é possível que a sua inteligência seja desenvolvida e também a saúde, porque ele tem muitas formas, de alimentação, de roupas, educação, cultura etc. Por sua vez essa sociedade permite ao homem criar, sonhar e pensar.
Todos os seres humanos pensantes juntos se assemelharão às árvores, e também formarão um grande reservatório que atrairá energias que vão permitir colocar em movimento a lei da afinidade para que a chuva, que simboliza aqui as respostas, as descobertas, as invenções, possa realmente criar uma sociedade.
Se todos realizassem juntos essa idéia de consciência social, teríamos em alto desenvolvimento valores como a generosidade, a caridade, o altruísmo, ajuda mútua, e sentimento de gratidão.
Lembre-se: NUMA FLORESTA A PLANTA MAIS FORTE PODE SUFOCAR A MAIS FRACA. DA MESMA FORMA, NUMA SOCIEDADE SEM HARMONIA OU COOPERAÇÃO.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.
A partir das 8h00 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!
29/10/2010
Urbanóides
Os Urbanóides é uma animação produzida em 1991, por Cao Hamburguer. Veiculada na TV Cultura, que teve a oportunidade de fazer a primeira série de animação da tevê brasileira.
E de acordo com o dicionário urbanóide é o habitante urbano que não se adapta ou não se interessa por outros lugares a não ser os grandes centros urbanizados; representa também um tipo de vida, cultura etc.
Mas minha conversa é sobre os Urbanoides, de Zander Catta Preta, em especial sua prosa intitulada Vernissage, da qual destaco os seguintes trechos: "Ficar ouvindo fragmentos de conversas e tentar ficar adivinhando o papo como um todo. [...] Beijo não é para ser esperado. É para ser tomado com o consentimento do outro. Beijo é a porta do prazer e se você não tem ciência disso e espera que o prazer lhe seja entregue em bandeja de prata, não merece o gozo.".
Lembro que o Ser Humano "recebe aquilo que dá" e "temos de entender as coisas como elas são, senão ficamos tentando estudar as sombras, não a realidade", como nos lembra Catta Preta.
É necessário construir um consenso de termo na relações humanas, pois as palavras têm muitos significados.
Para você o que é Urbanóide?
Grato por este agora e um bom caminho!
28/10/2010
O que lhe dá prazer?
Tudo começa com um sonho... madrugada de segunda-feira: “no meu sonho eu sou o mestre de Pinhead (cabeça-de-prego), conversando com ele afirmo que ele apreende muito bem a dar prazer as pessoas, neste momento ele ajoelha-se a minha frente, em deferência, e introduz nos meus dedos dos pés os pregos que tira de sua cabeça, e olha que eu gostava”.
Talvez você não conheça o filme Hellraiser (já são oito), lembro que o Pinhead - adora ganchos e correntes - é o líder dos Cenobitas, criaturas deformadas que povoam uma outra dimensão, se vestem de couro preto e sentem prazer na dor. Será mera alusão sado masoquista!?
Nestes filmes, dos quais assisti o 1º (1987) e o 2º (1988), o que sempre me chamou atenção foi que as pessoas buscavam prazer e através da decifração do enigma de um cubo, o qual dava acesso ao universo da “dor como prazer”.
Você já se perguntou quantas vezes na vida você busca o prazer e encontra a dor, ou vice-versa? Será que, verdadeiramente, dor e prazer andam junto?
Para ilustra nossa conversa, apresento a trilha sonoro: a banda Krokus interpretando a música Hellraiser.
Como nada na vida acontece por acaso, tudo tem um sentido e uma razão, que as vezes desconhecemos, por nosso própria ignorância, recebi, para leitura e anotações o livro A Cabana. E nele encontrei a seguinte passagem: “... mas admitiu que a maior parte dessas conversas eram um mecanismos de sobrevivência para encobrir suas feridas. Frequentemente acabava derramando a DOR sobre quem estivesse por perto. Disse que tinha PRAZER em apontar as falhas das pessoas e humilhá-las pra manter seu sentimento de falso poder e controle. Nada muito elogiável.”. (g.m)
Grato por este agora e um bom caminho!
27/10/2010
Interação e reflexo
Quantas vezes na vida nós acreditamos estar fazendo o certo, mas nos esquecemos que o ser humano possui livre arbítrio e defeitos de caráter.
Pergunte-se: a situação que você está preocupado em resolver, em relação ao outro, é um problema seu ou deve apenas acompanhar, pois trata-se de uma etapa de aprendizado do outro.
E será que o ser humano irá devolver a você aquilo que você já ofereceu?
Sei que as interrelações humanos são complexas, mas todas passam pelo exercício da ética e do livre arbítrio.
Lembre-se: respeite para ser respeitado.
Grato por este agora e um bom caminho!
Assinar:
Postagens (Atom)




.jpg)
