07/08/2010

A árvore da vida

A vida é cumprida quando se age de maneira correta. D mesma forma, para crescerem sadias e viçosas, as árvores devem estar com as raízes bem regadas. Quando praticamos a ação correta, irão nascer os frutos que serão os valores básicos do caráter.
Agimos sempre para satisfazer um desejo e é correto escolher entre os desejos válidos e os desejos inúteis, prejudicais. Agir corretamente é usar a inteligência ou daquilo que se chama de sentido de discernimento, que é uma qualidade apenas do ser humano.
Se satisfizermos todos os desejos que a nossa mente tem capacidade de produzir, ela própria seria enterrada pelo peso dos desejos fúteis, representados nesta ilustração por brinquedos e doces, como a árvore de desenho que fica seca porque as raízes estão desnutridas.
É o conjunto de pessoas que forma a sociedade. Se as pessoas se portam eticamente, será uma sociedade harmônica, forte e viçosa como a árvore do desenho. Seus frutos serão exemplos de virtude e coragem e irão nutrir os corações das novas gerações que, assim, crescerão sadias.
A sociedade de consumo em que vivemos hoje é frágil e seu destino é a autodestruição. Mas existem seres humanos, por sorte, que já tendo compreendido a mecânica desta sociedade, trabalham para introduzir as mudanças necessárias para que as raízes voltem a ser alimentadas e restauradas para a vida e a verdadeira prosperidade. Esse trabalho deve ser feito por todos, porque como falamos no início, são as pessoas que formam o conjunto da sociedade.
O que quer dizer isso? Em palavras simples, quer dizer que todos somos igualmente responsáveis pela evolução do ambiente em que vivemos.
Alguém pode dizer: “Eu não estou nessa!”, “Não fiz nada de mal!”. Mas não basta “não fazer”, é necessário agir positivamente com toda força que tenhamos à nossa disposição.
O povo realmente unido e compacto poderá combater e vencer qualquer guerra.
Lembre-se: NEM MESMO NO JARDIM DO REI HÁ A ERVA DO DESEJO.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir da 8h00 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

06/08/2010

Nunca se esquece

Você se lembra o ditado que diz: "É como andar de bicicleta, nunca se esquece".
Já se perguntou quantas coisas você sabe e nunca mais irá esquecer?
Então o meu recado de hoje é para você que compreende a importância de viver e realizar sonhos.
Lembre-se: um sonho só morre quando torna-se realidade e isto acontece para que ele de lugar a outro sonho.
Faço um convite a você: Vamos correr alucinadamente ao encontro da UTOPIA!
Grato por este agora e um bom caminho!

05/08/2010

Nossa missão

Esta noite tive um sonho no qual estava dirigindo ou pilotei diversos meios de transporte, entre eles: bicicleta, carroça, carro, ônibus, jipe, caminhão, MB40, blindado M113B, e moto. Sendo este último meu preferido.
Quando acordei me dei conta de quantas coisas estão sobre o meu controle e de tantas outras que nunca realizei, como por exemplo: andar de patins, skate, barco, jet esqui, avião.
Como é a nossa mente, podemos ficar presos apenas naquilo que conhecemos ou frustrados por aquilo que não realizamos, quando deveríamos está jubilosos por aquilo já aprendemos e felizes por saber que podemos aprender mais ainda, sendo que tudo dependerá de abraçar as oportunidades.
Nossa missão: aprender e ensinar, ou seja, vivenciar e difundir.
Grato por este agora e um bom caminho!

04/08/2010

Coisificar

Como é interessante a maioria das pessoas acredita que o inverso de amor é o ódio, mas como estão enganadas. Pois quando se ama ou odeia você está com foco no Ser Humano, mesmo que tome atitudes agressivas tanto para um lado quanto para o outro.
Mas a indiferença é o inverso do amor, porque coisifica o indivíduo humano ou estado de uma coisa ou objeto. Atitudes como estas levam ao desrespeito da dignidade humana, não deve ser tolerada.
Como diz o ditado "falem bem ou falem mal, mas falem de mim". Faça-se perceber, ninguém está na vida para agradar a todos, mas sim para agradar a si mesmo, com respeito ao outro Ser Humano, desde que ele o mereça, em razão de suas atititudes. Lembre-se: "aquilo que se planta, colhe!".
E como diz meu pai: "a perfeição não existe, pois trata-se de um processo, e processo não tem fim".
O que você acha do exposto? Acredita que deve lutar pelo seu direito de ser uma pessoa humano? Ou você é uma coisa?
Deixo bem claro: Você é a pessoa mais importante do mundo, quando lê minhas postagem ou me ouve através do Programa de Rádio, e nestes momento você me faz a pessoa mais importante do mundo.
Grato por este agora e um bom caminho! 

03/08/2010

Atitude: agir

Certos dias você acordo com vontade que o mundo acabe em morro, para poder ficar encostado. O que fazer então quanto você programou diversas coisas para serem realizadas?
Simples!
Desista de tudo. Mas lembre-se alguém vai ter que fazer o que você iria fazer! E então?
Mais fácil ainda!
Basta começar pelo mais fácil, ou seja, tomar a atitude de agir, resolvendo uma coisa por vez.
Simples, não!
Só recebemos a missão que podemos cumprir, então como diz a canção: "Tudo isso um dia acaba pra de novo começar. Somos moldados a ferro e fogo" (Camisa de Vênus).
Grato por este agora e um bom caminho!

02/08/2010

Perfeccionismo

Queremos tudo perfeito: do corpo aos nossos relacionamentos. Mas a mania de perfeccionismo pode atravancar sua vida.
Preste atenção e você verá que boa parte de seus sonhos só existem para satisfazer um modelo idealizado inatingível. Tirar do caminho essa casca de banana a tempo é nossa única saída.
Parece que nunca temos o suficiente, que não somos bons o bastante. E isso é muito nocivo.
Mesmo quando atingimos as metas que estabelecemos para nós mesmos o resultado pode não se aquele que esperamos. Mesmo quando tudo parece perfeito pensamos que deveriamos estar além das nossas reais possibilidades.
Estalamos nosso chicotinho à toa quando decidimos que não somo perfeitos e que isso é suficiente para nos condenar à desgraça.
Lembro que um salário melhor, um corpo perfeito, mais glamour na vida: tudo isso provoca muita angústia.
Geralmente usamos o desejo de perfeição de forma errada, por motivos fúteis, e para atender necessidades estimuladas pelo consumo.
Até nos momentos de descanso, como as férias, insistimos na ânsia pelo controle total.

Fonte: texto de Liane Alves publicado na Revista Vida Simples, de Agosto 2010.
Grato por este agora e um bom caminho!

01/08/2010

O tremor

Para o filósofo dinamarquês Kierkegaard, a angústia é o fruto estonteante da liberdade humana.
Apostando no livre-arbítrio, o filosofo dizia que de nada adiantava recorrer a Deus em busca de dicas ou até soluções para nossos dramas, por mais desatradas que venham a ser as consequências.
Como nos lembra ele: "Se o ser humano fosse um animal ou um anjo, não sentiria angústia. Mas, sendo uma síntese, angustia-se. E tanto mais sente a angustia, quanto mais humano for".
O que você acha disto?
Fonte: matéria sobre o tema publicada na Revista Vida Simples, de Agosto 2010.
Grato por este agora e um bom caminho!