07/03/2010

Um novo olhar: escolhas

Assisti ontem o filme Um olhar do paraíso, que aborda o tema de um assassinato cuja a história é contada pela vítima, que precisa lidar com o sentimento de vingança e a vontade a ajudar sua família a superar o trauma de sua morte.
Mas para mim este filme fala sobre a importância das escolhas e a capacidade que temos de fazer novas escolhas. Muitas vezes somos vítimas das nossas próprias escolhas. Além disso não existe acaso.
Você tem dúvidas? Pois então lembre-se que a manutenção da liberdade requer prontidão.
Grato por este agora e um bom caminho!

06/03/2010

O Jardim das flores

Há dois ângulos que permitem ver as coisas: a visão superficial e a profunda.
O sol ilumina todas as flores do jardim sem demonstrar qualquer preferência entre elas. Dessa mesma forma, a chuva também molha o jardim sem qualquer discriminação.
E com relação à humanidade? Na maioria dos casos, somos completamente “racistas”. Porque simplesmente nos agarramos à aparências e julgamos tudo com superficialidade. A visão da mente nos afasta da verdade.
A palavra “mente” tem a mesma raiz do verbo “mentir” e a mentira é o contrário da verdade. As diferenças são sublinhadas pela mente, que não leva em conta o elemento unificador. A verdade só é encontrada utilizando a inteligência profunda ou a intuição.
Se olharmos com os olhos do coração veremos que todas as lágrimas são salgadas, vindas da onde vierem de uma pele vermelha, negra ou branca, e que todo o sofrimento é igual, independente de raças.
A fraternidade humana somente será desenvolvida superando-se os conflitos raciais e a rivalidade entre as várias crenças religiosas.
Somente quando formos capazes de aplicar os princípios da vida no cotidiano com as pessoas de nosso relacionamento diário é que poderemos dizer que vivemos na verdade.
É O AMOR QUE LIGA E UNE TODOS OS POVOS DE TODAS AS RAÇAS.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.
Grato por este agora e um bom caminho!

05/03/2010

Liberdade sob tortura

A liberdade não consiste em pode fazer tudo que se queira, mas em estar livre de restrições e violências por parte dos outros Seres Humanos.
Grato por este agora e um bom caminho!

04/03/2010

O Carma

De acordo com o sua Santidade, o Dalai-Lama, no livro O Caminho da Tranquilidade, nos lembra que o CARMA é uma palavra sânscrita que significa "ação". Designa uma força ativa, significa que o resultado dos acontecimentos futuros pode ser influenciado por nossas ações. Supor que carma é uma espécie de energia independente que predestina o curso de toda a nossa vida é incorreto.
Quem cria o carma?
Nós mesmos. O que pensamos, dizemos, fazemos, desejamos e omitimos cria o carma. Não podemos, portanto sacudir os ombros sempre que nos defrontamos com o sofrimento inevitável. Dizer que todo o infortúnio é mero resultado do carma equivale a dizer que somo totalmente impotentes diante da vida. Se isso fosse verdade, não haveira motivo para se ter qualquer esperança.
Grato por este agora e um bom caminho!

03/03/2010

Existência

Nascer é, simultaneamente, nascer do mundo e nascer para o mundo. Sob o primeiro aspecto, o mundo já esta constituído e somos solicitados por ele. Sob o segundo aspecto, o mundo não está inteiramente constituído e estamos abertos a uma infinidade de possíveis.
Devo lembrar que somos uma estrutura psicológica e histórica. Recebemos uma meneira de existir, um estilo de existência. Todas as nossas ações e pensamentos estão em relação a esta estrutura.
No entanto, somos livres, tendo como base esta estrutura que nos permite comunicar com a vida e com o mundo.
Fonte: revista Filosofia.
Grato por este agora e um bom caminho!

02/03/2010

Contingência ou Acaso

A liberdade é a capacidade para darmos um sentido novo ao que parecia fatalidade, transformando a situação de fato numa realidade nova, criada pro nossa ação.
O possível não é pura contingência ou acaso. O necessário não é fatalidade bruta. O possível é o que se encontra aberto no coração do necessário e que nossa liberdade agarra para fazer-se liberdade. Nosso desejo e nossa vontade não são incondicionados, mas os condicionamentos não são obstáculos à liberdade e sim o meio pelo qual ela pode exercer-se.
A sociedade concretiza o real, mas nos propõe o ideal.
Fonte: livro de Marilena Chauí, Introdução à filosofia.
Grato por este agora e um bom caminho!

01/03/2010

Circustâncias da liberdade

Além da necessidade e da contingência, de Aristóteles, encontramos mais uma restrição ao nosso poder de escolha, que é o nosso poder de realizar a escolha, como bem definiu Thomas Hobbes. Isso quer dizer que nossa escolha é condicionada pelas circunstâncias naturais, psíquicas, culturais e históricas em que vivemos. Deste modo, os limites para a liberdade humana são internos quanto externos.
Como nos lembrar Marilena Chauí: “a liberdade é a consciência simultânea das circunstâncias existentes e das ações que, suscitadas por tais circunstâncias, nos permitem ultrapassá-las.”.
Fonte: revista Filosofia.
Grato por este agora e um bom caminho!